Fantástico, vai rolar direto no meu som
O primeiro trabalho dessa super banda(1980) é na verdade um grande divisor de águas para o progressivo Japonês e mundial,por quê mundial ?
Muito fácil explicar:O pessoal mais antigo certamente irá se lembrar de todas as reedições Japonesas tanto em vinil quanto em cd,essas mais para o final da década,muitas dessas edições ainda são únicas.E onde o Novela se encaixa nessa história? O Novela foi o primeiro grande grupo progressivo Japonês,a ponto de provocar certo grau de histeria nas fãs,o encarte do vinil,além de dezenas de fotos de gosto duvidoso,ainda exibe detalhes a respeito da vida pessoal dos integrantes como data de nascimento,local de nascimento,altura,peso,cor dos olhos,cor dos cabelos,tamanho dos pés(!!),hobbies,comida favorita,ocupações anteriores,bebidas favoritas,além das indefectíveis listas de influências musicais/músicos.
Esse era o clima que cercava a banda no início dos 80,e vejam que não tenho como listar o que está escrito nos ideogramas,e que não é pouco.
O ambiente era de febre,os shows do Novela eram super produções,LPs duplos ao vivo viriam na seqüência.
Todo esse clima contribuiu,e muito,para um "renascimento" progressivo que se estendeu além da terra do sol nascente e cruzou oceanos em todas as direções,internamente influenciou diversas bandas como Pageant,Bellaphon,Mugen,Deja Vu,etc,além de tornar-se o embrião de outras duas especialmente importantes como Gerard e Teru's Symphonia.
O trabalho em si é muito rico e poderá assombrar o ouvinte desavisado,as três primeiras faixas flertam com o Hard,porém sem abrir mão da sofisticação dos arranjos,assim ocorre com Illusion,Night With No Name e Unbelieving Words,mas após isso é que começa o deleite progressivo,Letticia(11:08),The Boyhood~The Cliff(9:08) e a fenomenal La Songerie(13:49) que fecha o disco são suítes que poderiam figurar da discografia de qualquer grande banda progressiva ocidental.
O instrumental é talvez o ponto alto do trabalho da banda que contava com um equipamento de primeira,Toshio Egawa tinha a sua disposição desde Mellotrons,Hammonds,Moogs,Arps e tudo o mais que desejasse,consta que ele era um dos músicos que testava os novos teclados da Korg,talvez ele ainda o faça,afinal o Gerard(sua banda atual)está sempre na linha de frente dos teclados.O guitarrista Terutsugu Hirayama,fundaria o Teru's Symphonia,após um maravilhoso trabalho de estréia assinado apenas pelo músico.
Ainda completavam a banda:Hirakatsu Igarashi(Vocal),Mototsugu Yamane(Guitarra),Yoshiro Takahashi(Baixo) e Eijiro Akita(Bateria).
Pelo conjunto da obra e importancia histórica,creio que se trata de discoteca básica e excelente introdução ao progressivo Japonês.
|
|