Obra-prima, irretocável
Finalmente, após 4 décadas de sua formação, a banda Henry Cow decide lançar uma coletânea de gravações ao vivo, na verdade a caixa comemorativa com 9 CDs e um DVD, em dois volumes. Como no início da Recommended Records, existe a edição dos assinantes e para estes, o volume 6 da caixa foi enviado com antecedência. O CD reúne faixas de dois concertos diferentes, ambos gravados na Suécia, em Goteborg, provavelmente em 1975, e em Estocolmo, em 1977, do qual a maior parte das faixas foi tirada. A formação conta com Dagmar Krause, Lindsay Cooper, Gerogie Born, Tim Hodgkinson, Fred Frith e Chris Cutler; John Greaves substitui Georgie Born nas faixas mais antigas (3). A idéia é mostrar como o Henry Cow funcionava como banda ao vivo, assim uns 40% do CD é feito de improvisos, dos quais a banda era grande adepta. O CD começa com curto improviso que evolui para Erk Gah, composição longa que fez parte do repertório da banda entre 1976 e 1978, mas nunca foi gravada por eles, só postumamente em CD solo de Tim Hodgkinson com o título de Hold to the Zero Burn; essa é uma das melhores composições da banda, ao lado de Living in the Heart of the Beast, misturando tensão, com letra bastante pesada, passagens quase incidentais e outras mais estruturadas, misturando delicadeza e energia em proporção certa, até o final apoteótico. A Bridge to Ruins, improviso que costumava anteceder Ruins nos shows começa e termina, mas Ruins foi excluída do CD; eu acho que isso é o ponto negativo do CD, pois existe tempo disponível para incluir a faixa que é maravilhosa. Ottawa Song é bela canção que fazia parte do repertório da banda quando houvea fusão com o Slapp Happy e é no estilo das canções do álbum Desparate Straights. Essa é seguida por outro improviso. A parte final do CD é composta por No More Songs, de Phil Ochs, com interpretação muito boa, dos momentos mais interessantes do CD, pois estarmos ouvindo a banda que representa a vanguarda que iniciou o Rock In Opposition interpretando uma canção quase pop. Segue mais um improviso e o CD conclui com The March, música instrumental de Fred nunca gravada. Os improvisos do Henry Cow eram laboratórios experimentais ao vivo, com uso de muitos instrumentos de cordas, de percussão, manipulações de fitas magnéticas, uso de rádio, etc etc etc, sendo muito interessantes, mas um pouco árduos para os mais tradicionalistas. Agora é só esperar mais uns meses para receber o resto do pacote! Só não ganha um 10 redondo por não ter Ruins. |
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