Discoteca básica, fundamental
Discografia básica, fundamental.
A Classic Rock Productions, através da Indie Records, lançou nas prateleiras do país alguns títulos interessantes de artistas consagrados, permitindo acesso a itens que importados, tornam-se caros para os padrões nacionais. Dentre as produções destacam-se algumas que já são lendárias no meio, principalmente Curved Air, Caravan, Deep Purple e Nektar. Mas o melhor dentre todos é indubitavelmente este do Focus, primeiro por abordar diversos momentos do grupo em exibições antológicas, desde os primórdios até o seu set mais clássico, segundo pelos comentários do impagável Thijs Van Leer ao longo da obra e finalmente pelos extras que acrescentam bastante para todos que admiram este super grupo.
O dvd abre com o escopo da formação de retorno do grupo aos palcos mundiais, tendo o competente Jan Dumée substituindo Jan Akkerman, além do baixista Bobby Jacobs e o baterista Bert Smaak, exatamente a mesma formação que se apresentou por três vezes pelo Brasil no início da década, a única diferença é que na última dessas apresentações Pierre Van Der Linden veio com o grupo. Em seguida surge a imponente figura de Thijs Van Leer para uma longa entrevista que transcorrerá por toda a obra, fato extremamente positivo já que possibilita a abordagem de diversos contextos do grupo, saindo do meramente espetáculo para a inclusão de uma abordagem documental.
Thjis Van Leer discorre sobre o surgimento do grupo, a primeira formação tendo como fundadores, além dele, os músicos Martijn Dresden e Hans Cleuver, numa típica formação em power trio. Interessante perceber que como jovens que eram na ocasião, a maior preocupação da banda estava no fato de possibilitar uma boa distração para as pessoas, fazê-las com que se esquecessem dos seus problemas, deixando-os de lado e aproveitando para direcionar o "foco" para a música. Depois veio a dificuldade para conseguir um guitarrista hábil suficiente para execuções conforme a proposta rebuscada de rock do Focus, até que encontraram Jan Akkerman e justamente com o guitarrista num número solo temos a primeira execução da obra, a suave 'Le Clochard'.
O primeiro número musical com todo o grupo surge com 'Focus II' e uma das mais belas performances de um guitarrista na histórica do rock, o solo é de levar às lágrimas. O grupo está numa espécie de estúdio, mas a execução é ao vivo, em tom descontraído, mas com um apuro técnico impressionante já com as turbinas preparadas para as gravações do 'Moving Waves'. A completa reformulação do grupo para o segundo álbum ocorreu principalmente pelas ponderações de Jan Akkerman, conforme explica Thijs Van Leer, sendo exatamente esta formação a responsável pela maior parte dos números musicais ao vivo no estúdio, contando ainda com a presença do baixista Cyril Havermans e do fenomenal Pierre Van Der Linden na bateria. Na sequencia Thijs Van Leer conduz o grupo com o clássico rif de flauta em 'House Of The King', mostrando porque ao lado de nomes como Ian MacDonald, Mell Colins, Ian Anderson e Mauro Pagani é um dos grandes nomes do rock progressivo na execução também das flautas, além dos teclados. No que parece um sonho psicodélico de Cyril, surge a figura radiante de um menininha que mais parece um anjo para um clipe inusitado e muito agradável nos arredores do estúdio, com o baixista cantando a música de abertura do primeiro álbum da banda: 'Focus...(Vocal)'.
O dvd salta para uma performance ao vivo do grupo, na execução de 'La Cathédrale de Strasbourg', já com outra formação, pois acompanhando Leer e Akkerman, agora temos Bert Ruiter no baixo e Collin Allen na bateria, ou seja, a formação de outro grande trabalho clássico do grupo, para muitos o melhor - 'Hambúrguer Concerto'. Diga-se de passagem, um número altamente climático e intimista, simplesmente sensacional. Novamente em estúdio para um número ao vivo, o Focus agora surge com a sua formação clássica: Thijs Van Leer, Jan Akkerman, Pierre Van Der Linden e Bert Ruiter para a execução da monumental 'Eruption'. Inúmeras passagens merecem destaque nessa execução primorosa, mas listarei somente três: o total domínio dos equipamentos por parte de Thijs Van Leer que não se enrola em momento algum diante dos diversos timbres e efeitos que executa, além do perfeito sincronismo com as flautas, os solos variados de Akkerman, que vão desde os mais frenéticos até os mais melódicos e a cozinha entrosada numa quebradeira uníssona entre Linden e Ruiter. Incidentalmente tanto Akkerman, quanto Leer já vão introduzindo nos seus solos alguns acordes do clássico maior que viria emendado com a execução de 'Eruption', a venerada 'Hocus Pocus'! Esta dobradinha já eleva o dvd à categoria de avaliação máxima, nota 10!
Após alguns breves comentários de Leer em que porfiava sobre a história da criação de 'Sylvia', corta-se novamente para o estúdio na execução da própria, com destaque para a emulação de voz que o tecladista executa que é realmente de impressionar, em perfeita sincronia com o órgão. Em seguida, retorna-se ao castelo com a formação do 'Moving Waves' para a execução de algumas variações de 'Eruption' com uma performance exuberante de Linden. Na sequencia segue um belo solo de flauta de Thijs Van Leer, num dos melhores momentos da obra, impossível não ficar arrepiado.
O grupo continua explorando o castelo tocando em arranjos físicos muito inusitados, sendo possível até mesmo dispor a bateria no andar superior ao dos demais integrantes para uma jam descompassada. Em todos os locais é possível conceber a música, até na mesa do café, para felicidade e satisfação plena da anfitriã, quase uma figura permanente nesta etapa do dvd.
O último trecho deste trabalho retorna à formação atual para um encerramento em que Thijs Van Leer se mostra muito feliz com o retorno aos palcos naquela ocasião. Nos extras, mais um petardo da série 'Focus In Concert', nada mais, nada menos que uma das músicas mais aclamadas do grupo: 'Hamburger Concerto', definitivamente deslumbrante, tendo como destaque o momento em que Thijs Van Leer destrói o órgão num solo arrebatador, Ruiter e Allen numa base de extrema categoria até a retomada nas flautas pelo tecladista. Os extras encerram o dvd trazendo a única vez que formação mais clássica do grupo se reuniu em estúdio: Thjis Van Leer, Jan Akkerman, Bert Ruiter e Pierre Van Der Linden para a execução ao vivo da grandiosa 'Anonymus Two' do que considero o melhor álbum do Focus('Focus III'). Um verdadeiro deleite para todos os que são apaixonados pela sublime musicalidade dos holandeses! |
|