Discoteca básica, fundamental
Esse show foi gravado com 4 câmeras de TV na Sala Kongresowa do Palácio de Cultura de Varsóvia, uma ampla e excelente sala de concertos. A qualidade de imagem e som é excelente. O concerto data de 29/10/1979, e iniciou-se às 18:40 horas!
Nesta época, a banda era um quarteto, e não o tradicional trio, pois eles contavam com a presença de um guitarrista adicional: Slawomir Piwowar, munido de uma típica guitarra de 2 braços Gibson Les Paul Double Neck (fabricada em 1975).
Outro dado curioso é que temos aqui uma banda com duas guitarras, bateria e teclados mas sem um baixista! Porém o baixo não faz falta: as linhas de baixo são feitas num teclado Hohner Clavinet D6, pela mão esquerda de Józef Skrzek.
As músicas são predominantemente instrumentais, mas há partes cantadas por Józef Skrzek, que possui uma voz bastante agradável. A música de abertura, “Moja Ziemio Wyśniona”, é um jazz-rock com melodia cativante com pouco mais de 8 minutos e faz qualquer amante de boa música se apaixonar pela banda logo numa primeira audição. Destaques para os excelentes solos de cada um dos dois guitarristas, Slawomir Piwowar e Apostolis Antymos.
A segunda música, “Ze Słowem Biegne Do Ciebie”, é uma suíte com quase 22 minutos de duração, sendo uma excelente composição jazz rock/prog que me faz lembrar do Focus. Ótimo trabalho de órgão e piano elétrico de Josef Skrzek, com um vocal emocionado e magníficos solos do guitarrista Apostolis Antymos. Nota 10!
Para aliviar, a terceira música (e que dá o nome ao DVD: Szczęśliwi Z Miasta N.) é acústica: apenas piano, acompanhado de Slawomir Piwowar no violão (praticamente inaudível, infelizmente) e Apostolis Antymos num bouzouki (instrumento de cordas semellhante a um bandolim, felizmente audível). A música é simplesmente belíssima e inesquecível! Nela podemos perceber as influências clássicas do tecladista Josef Skrzek.
A quarta música é uma composição longa e complexa com quase 31 minutos de duração, “Going Away”. Começa como uma balada prog (1ª parte: Freedom With Us) cantada em inglês, e aqui o vocal do Josef Skrzek me lembra muito o Bono Vox do U2!!!
Depois de 7 minutos a música evolui para um jazz rock/prog com levada matadora da bateria, variando partes mais rápidas no estilo “fusion” com outras mais suaves, no melhor do estilo “prog sinfônico”. Uma faixa de deixar qualquer um de queixo caído! Destaque para o trabalho e os vários solos do 2º guitarista, Slawomir Piwowar, recém-admitido na banda naquela época, mas que logo se mostrou um músico genial!
A última música, “Improv”, é uma jam session de cerca 14 minutos, mas que curiosamente termina cortada bem no final! Nela temos espaço para os solos de cada um dos dois guitarristas, e depois para Josef Skrzek com seu MiniMoog, fechando o show com chave de ouro!
Assim, o show teve 86 minutos de música de altíssima qualidade divididos em apenas 5 músicas, e sem ser em nenhum momento cansativo. E há também bastante material nos extras: uma entrevista recente com Josef Skrzek, uma biografia da banda e vários videoclipes da metade dos anos 70. Num deles, podemos ver o virtuoso J. Skrzek solando no teclado com a mão esquerda e tocando baixo com a mão direita, ao mesmo tempo!
O SBB é um grupo a ser descoberto pelos mais novos, para os quais será certamente uma grata surpresa, e redescoberto pelos proggers mais antigos. Este show é recomendado não apenas pela qualidade da banda, mas também do material inédito só agora disponibilizado em DVD. Uma verdadeira pérola progressiva! Nota 10! |
|