Discoteca básica, fundamental
O DVD Piazza del Campo traz um show do PFM gravado ao ar livre numa praça italiana da cidade de Siena, em agosto de 2003.
O repertório do show é basicamente o mesmo do DVD Live in Japan (2002). Então qual a grande novidade deste DVD? Por quê o PFM está “vitaminado” neste show?
A grande e grata surpresa fica por conta da participação do violinista/flautista original do PFM, Mauro Pagani. E quando digo participação, não quero dizer uma ou duas músicas. Ele toca junto com a banda o show inteiro, uma verdadeira festa! Por isto este show é tão especial: a alegria dos músicos em tocar com o antigo companheiro é contagiante, noves fora o público lotado numa praça belíssima ao ar livre!
E para ficar melhor ainda, o violinista Lucio Fabbri (que entrou na banda substituindo o Pagani no início dos anos 80) continua no grupo. Então temos para nosso júbilo e deleite dois violinistas neste supershow do PFM. Magnífico!
Que banda de progressivo pode se dar ao luxo de ter dois violinistas do nível do Pagani e do Fabbri ao mesmo tempo no palco? Inacreditável!
O show começa apenas com o PFM + Pagani, que se alterna no violino e na flauta transversa através de vários clássicos, como River of Life, Photos of Ghost e Carrozza di Hans.
Apenas na quinta música (são 15 no DVD) entra o violinista Lucio Fabbri. Junto a ele adentram o palco nada menos que um quarteto de cordas (mais 2 violinos, uma viola e um violoncelo), e todos juntos detonam Four holes in the ground, um dos pontos altos do show! É de chorar!
Depois continuam no show apenas o Pagani e Fabbri junto ao PFM, detonando um clássico atrás do outro. Há até um duelo espetacular dos 2 violinistas na música Siena Violin Jam. Um show realmente memorável, com áudio e imagens tão bons quanto o do DVD gravado no Japão, embora mais curto (82 minutos).
Destaque para o baterista e showman Franz di Ciocco, músico com excelente técnica, veloz (apesar de já bem coroa) e com uma garra de fazer inveja a muito baterista mais jovem. Ele toca com a língua de fora, com sangue, suor e muita energia!
Curiosamente, há um videoclipe nos Extras que é um desenho animado surrealista no estilo dos que temos no filme The Wall (Pink Floyd). A música de fundo no videoclipe é a Promenade the Puzzle, sendo a letra um poema que Peter Sinfield (letrista do King Crimson) escreveu para o PFM.
Conclusão: este DVD é imperdível, seja para quem gosta do PFM, seja para os amantes de música de qualidade. Não conheço outra banda que tenha juntado 2 violinistas num mesmo show. É coisa de maluco! Tô doidão até agora!!! |
|