Ótimo trabalho, disco de cabeceira
DVD que documenta trechos do festival organizado pelo fã clube do Genesis da cidade italiana de Orvieto em sua edição de 2008, a quarta do festival.
Aparentemente trata-se de um festival bastante simpático e acolhedor, tanto para os músicos como para o público, dada a informalidade como tudo acontece, em um clima típico de festa entre amigos.
A primeira banda a se apresentar é o Estate Di San Martino, esse grupo ainda pouco conhecido, já lançou dois cds, um contém gravações antigas e ao vivo dos anos 70 e mais recentemente outro com novas composições, sua participação foi interessante mas deixou a impressão de certa insegurança e apreenssão entre os músicos, apesar da qualidade de sua música.
Na sequencia o melhor momento de todo o DVD, a apresentação de Marco Lo Muscio em uma lindíssima igreja gótica como só na europa podemos apreciar, pilotando um magnífico orgão de tudos ele, que parece ser padre, faz uma divina leitura de Jane Seymour de Wakeman e de Hands of Priestess de Hackett, com direito à reprodução dos sons de moog nos graves do instrumento. Como eu gostaria de ter visto isso em loco, Hackett parecia incrédulo na platéia.Desnecessário também comentar o som e as possibilidades do instrumento.
Na terceira parte do show temos o grupo After Genesis, composto por um violoncelista excepcional acompanhado por um pianista e um operador de efeitos pelo computador, executando trechos do Lamb com um resultado muito interessante. O show continua com uma dispensável apresentação de Graziano Romani ao violão e voz e aí sim entra John Hackett apresentando algumas composições próprias ao violão e voz, quem não conhece não está perdendo nada.
Entra a estrela da noite, Steve e o irmão executam com maestria diversos clássicos do guitarrista, John na flauta é maravilhoso, algo que merece ser visto, chega mesmo a ofuscar a genialidade de Steve ao violão, enfim, os convidados fizeram o que deles se esperava.Destaque para Horizons e Hands of Priestess.
Para o ciclo final temos algumas estranhas apresentações solo de Bernardo Lanzetti acompanhado por algo pré gravado bem como a apresentação de um grupo de covers do Genesis chamado The Lamb.
Muito legal para apenas um dia em Orvieto, incrível iniciativa desses produtores, verdadeiros heróis apaixonados. |
|