Djam Karet - Recollection Harvest - Progbrasil

Djam Karet

Estados Unidos
www.djamkaret.com




Titulo: Recollection Harvest
Ano de Lançamento: 2005
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Renato Moraes em 24/03/06 Nota: 9.0

 

Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo

Se não errei na conta, esse é o décimo sexto CD da banda de Los Angeles, Djam Karet, que conta em Recollection Harvest com duas guitarras líderes (Gayle Ellett e Mike Henderson), bateria (Chuck Oken Jr.) e dois baixistas (Aaron Kenyon e Henry Osborne) que se revesam nas faixas, além disso, quase todos os participantes contribuírem nos teclados.

Djam Karet sempre apresenta rock progressivo instrumental, com forte raiz entre Crimson e Floyd e, ainda, combinando com improvisos psicodélicos, que nos rememtem a Greatful Dead e Gong (fase You). Recollection Harvest é na verdade a combinação de dois trabalhos em único CD.

Recollection Harvest é a primeira parte, trazendo cinco faixas de rock progressivo poderoso e instrumental em que sobre a base de teclacos, contanto com mellotron, sintetizadores analógicos e digitais, os solos de guitarra se sucedem amparados pela marcação forte e pesada da bateria e do baixo. Um dos momentos altos é a faixa The Gypsy and the Hegemon, que começa suave e com muito charme, quase new-age e evolui para final pesado com solo de sintetizador nos remete aos anos 70´s. Recollection Harvest termina com faixa homônima, a mais energética do CD, praticamente uma mistura de progressivo sinfônico com jazz-rock.

A segunda parte é Indian Summer, com seis faixas, Djam Karet expõe seu lado mais intimista e em que são combinados instrumentos acústicos, como o bouzuki (guitarra grega) ou violão de 6 ou 12 cordas e climas mais suaves dos sintetizadores, com rítmos formados por loops de tablas, que nos remetem a algo minimalista, trance e world music. Recollection Harvest é um dos pontos altos da carreira do Djam Karet, confira sem medo.
Revisto por Cesar Lanzarini em 16/02/06 Nota: 7.0

 

Bom, mas apenas para fãs ou admiradores do gênero



Falar do Djam Karet é chover no molhado...Em seu 16o. trabalho de estúdio, a banda norte americana reuniu dois trabalhos em um CD. O primeiro (Recollection Harvest) mostra o grupo focado principalmente nos teclados (em quase todas as músicas os músicos do grupo tocam um teclado analógico ou digital) e a guitarra não assume tanto uma postura "agressiva" mas encontra-se presente. A melodia é sempre colocada em evidência e a referência seria o disco The Devouring (de 1997). Indian Summer é mais instrospectivo e o grupo explora uma variedade de instrumentos eletroacústicos com forte de presença de violões de 6 e 12 cordas, do bazouki (8 cordas) e teclados analógicos (principalmente mellotron e moog). Top 10 da Cuneiform em 2005. (Cesar Lanzarini)
Progbrasil