Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
Eu gosto de um contexto historio nas minhas resenhas, mas não sabia nada a respeito da história da The Invisible Opera Company of Tibet, a não ser que faz parte da imensa família Gong e que era mais uma das idéias geniais/malucas do Daevid Allen, membro fundador do Soft Machine e do Gong. Fui no site do Fábio Golfetti e estava tudo lá o que eu precisava! Assim, o primeiro parágrafo abaixo foi retirado do site do Fábio (www.fabiogolfetti.com).
The Invisible Opera Company of Tibet (Ópera Invisível do Tibet) é um nome-código criado por Daevid Allen, fundador dos grupos Soft Machine e Gong. A ideia original, em suas próprias palavras, era criar “uma rede internacional ideológica, espiritual e estética de comunicações, para artistas de todos os tipos, que compartilhem uma visão comum de cordialidade e pan-estilismo, incluindo formas artísticas que atuam junto às iniciativas dirigidas a uma evolução consciente”. The Invisible Opera Company of Tibet apareceu pela primeira vez em um café de rua em Paris, no ano de 1968, e desde essa época vários artistas individuais e grupos em todo o mundo têm trabalhado sob a sua influência universal, invisível, porém sempre presente. “Eu vi a possibilidade de um novo tipo de coletivo musical. Por que não criar um grupo ‘guarda-chuva’ abrigando várias bandas, todas com o mesmo nome e com músicas compatíveis e/ou compartilhadas, desenvolvendo e se promovendo simultaneamente em diferentes centros do planeta? Isto criaria a possibilidade de migração de músicos de grupo para grupo, enquanto os próprios grupos se mantêm ativos em seu território. Eu vi então a real existência desta possibilidade em três versões contemporâneas do Invisible Opera Company, uma na Austrália, com Russel Hibbs, uma no Brasil, com Fabio Golfetti, e outra na Inglaterra, com Brian Abbott. Percebi que, potencialmente, a minha visão estava no lugar ..." (Daevid Allen).
UFO Planante é o terceiro CD da versão tupiniquim da The Invisible Opera Company (Tropical Version Brasil), trio formado pelo guitarrista Fábio Golfetti, fundador da banda Violeta de Outono, Gabriel Costa (baixo), Fred Barley (bateria) e tendo como convidado Fernando Alge (guitarra), em uma faixa. Para quem gosta de space rock e de rock psicodélico esse CD é um prato cheio de surpresas. São cinco faixas originais e uma faixa bônus. First Contact é uma suíte de 27 minutos. Sal Paradise é composta pelo convidado Fernando Alge, misturando parte instrumental com uma canção psicodélica. Stars e Spirits são duas instrumentais curtas e Landing in Shambhala é outra faixa longa, de quase 12 minutos. O CD é completado por uma versão muito louca gravada ao vivo de Moon in June, clássico do Soft Machine, composta por Robert Wyatt. Ok, como é a música? Space rock dominado pela guitarra do Fábio Golfetti, que usa efeitos muito legais e cujo som e estilo são próprios, mas que eu poderia falar que tem influência de mestres como Steve Hillage, Robert Fripp, Steve Howe e David Gilmour. Segundo o que Daevid Allen falou para um amigo meu, Fábio Golfetti é o melhor “glissando guitarrist” que ele já ouviu! Ouça O CD e você vai saber por quê! Diferente de muitas bandas de space rock, The Invisible Opera Company tem uma cozinha muito criativa e que não se limita a repetir um ritmo ad infinitum, apresentando viradas criativas, ritmos propulsivos, passagens que lembram Magma e que dão sustentação fantástica para as viagens da guitarra. A interação entre os músicos é muito boa, facilmente perceptível nas duas longas faixas, provavelmente improvisos criados pelo trio, de forma espontânea, mas coesa. O CD é muito agradável de ouvir. No final ainda temos como bônus Moon in June que começa com a parte cantada e adaptada para trio de guitarra, baixo e bateria, ganhando muita energia, principalmente no final instrumental com solo selvagem de guitarra. Para quem gosta de um space rock, som viajante, com climas psicodélicos, não perca UFO Planante.
01. First Contact
02. Sal Paradise
03. Stars
04. Spirits
05. Landing in Shambhala
06. Moon in June (Live)
|
|