Contraluz - Novus Orbis - Progbrasil

Contraluz

Argentina




Titulo: Novus Orbis
Ano de Lançamento: 2011
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Renato Glaessel em 22/10/11 Nota: 8.5

 

Fantástico, vai rolar direto no meu som

Carlos Barrio-Guitarras
Néstor Barrio-Bateria
Jaime Fernández Madero-Vocais e Teclados
Freddy Prochnick-Baixo

O Contraluz é uma veterana banda argentina que gravou o clássico Americanos em 1973 e após esse longo período de recesso, retomou suas atividades em 2003. Aquilo que parecia ser um último lampêjo acabou se transformando em uma forte retomada e dessa forma, Novus Orbis já é seu terceiro lançamento nesses anos 2000.
A sonoridade da banda é tipicamente argentina, com um progressivo vigoroso e repleto de inserções de instrumentos típicos como o bandoneon e o charango, além da flauta e do instrumental acima citado.
Isso faz com que os menos avisados julguem a banda como folk, o que absolutamente não é correto, a sonoridade está muito mais para o sinfônico tradicional, porém com belas características regionais.
Novus Orbis não é um trabalho conceitual porém o cd aparenta um formato bastante bem resolvido e em nenhum momento perde a unidade, camas de teclados muito bem timbradas e longos solos de guitarra permeiam temas como a identidade americana e a busca pela realização interior, para que se tenha uma idéia vaga da sonoridade, uma boa referência seria o Pablo El Enterrador.
Impossível deixar de comentar a primorosa qualidade de gravação que deixa a nítida impressão de qualidade analógica, tamanho é o brilho e a dinâmica dos instrumentos.
Por último outro detalhe que chama muito a atenção é a arte gráfica, um digi-pack primorosamente trabalhado sobre imagens de mapas antigos por onde um trajeto atravessa todos os nomes dos temas, bastante original.
Como ponto negativo apenas saliento a não citação da obra erudita cuja melodia foi utilizada na faixa Oídos en el Alma.
Progbrasil