Obra-prima, irretocável
Frank Herzberg é natural de Berlin, estudou na Berklee nos EUA e mora no Brasil há mais de uma década. Para seu primeiro trabalho solo ele reuniu Alexandre Zamith e Zé Eduardo Nazário, time de primeira linha que produziu o maravilhoso Handmade, disco que tem chamado a atenção da crítica especializada no exterior e apontado por alguns críticos como um dos melhores discos de jazz de 2011. O trio de jazz com baixo acústico, bateria e piano tem alguns aspectos que o destacam do jazz tradicional, com o baixo acústico tocado com arco em algumas faixas, o piano que varia entre acústico e o Fender Rhodes e na bateria, poli-ritmos. O jazz tradicional é mesclado com improvisos, jazz moderno, música contemporânea, blues e ritmos brasileiros. Por exemplo, em Dont Talk Crazy, faixa de abertura, o baixo acústico é tocado com arco, gerando algo entre o erudito e música nordestina. A segunda faixa do disco é Xepa, de autoria de Nazário, música composta nos tempos em que ele tocou com o mestre Hermeto; a faixa, com sabor brasileiro, mostra a versatilidade do trio que demonstra desenvolver os ritmos brasileiros, como o maracatu, com jazz, sem mencionar os belos solos de baixo e piano. Mil saudades é um tema mais calmo e introspectivo, com belo solo de piano, que segue o baixo tocado com arco, em uníssono; para se ouvir com um belo copo de whisky, ao cair da noite! Lorca é uma composição de Zamith, começa com muita energia e ritmo e o que parece ser um xote, evolui para algo espanhol e o início nos dá a impressão que o trio vai arrebentar a qualquer momento e eles não deixam o ouvinte decepcionado. Too Much, Charlie, um blues-jazz chorado, mas com muito ritmo e swing. O CD termina com Suite for Jazz Trio, a primeira parte, The Drums, se inicia com solo de bateria, mas logo o baixo e o piano acompanham a bateria, com a melodia dado pelo baixo. The Bass é a segunda parte, o trio basicamente acompanha o solo-blues do baixo. The piano abre com longo solo e evoluí para a porção mais blues do CD, com desenvolvimento arrastado, o qual se alterna com partes mais energéticas e intrincadas. Brilhante. A conclusão, The Trio, é a faixa mais “up tempo” do CD e mais jazzística, em levada de be bop, com fraseados do piano que me lembram dois grandes pianistas, Thelonius Monk e Bud Powell. Nazário é um dos bateristas mais completos do Brasil, tendo tocado com Hermeto, Egberto, McLaughlin, Joe Zawinul, entre outros. O estilo de Herzberg fica algo enter Miroslav Vitous e Charlie Mingus, com grande versatilidade no dedilhado e no uso do arco. CD fantástico, não deixe escapar.
1. Dont talk crazy
2. A Xepa
3. Mil Saudades
4. Lorca
5. Too Much (for Charlie Banacos)
6. The Drums (Suite for Jazz Trio)
7. The Bass (Suite for Jazz Trio)
8. The Piano (Suite for Jazz Trio)
9. The Trio (Suite for Jazz Trio)
Alexandre Zamith: piano, rhodes
Frank Herzberg: baixo acústico
Zé Eduardo Nazário: bateria
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