Discoteca básica, fundamental
Edição remasterizada e expandida do segundo disco do Present. Posso começar dizendo que tenho enorme prazer e orgulho de ter participado da produção dessa reedição. Além do som maravilhoso temos faixas bônus, capa original, fotos inéditas e a biografia da banda feita pelo Aymeric Leroy e por mim e é claro a genialidade do Present.
O segundo disco do Present teve algumas mudanças na formação da banda, com a substituição de Christian Genet por Ferdinand Philippot, com treinamento em música clássica. A remasterização deu mais clareza à música e potência, se isso é possível! O estilo ficou mais elétrico ainda do que no primeiro disco, com Trigaux se concentrando em maior parte do tempo na guitarra e Rochette usando alguns sintetizadores. Novamente Denis teve a liberdade de compor suas partes, o então novo baixista embora seja tecnicamente muito bom, ele não tem a pegada de Genet, mas se adaptou bem à banda e toca muito bem. Ainda a esposa de Rochette, Marie-Anne Pollaris, canta por menos de um minuto na primeira faixa. Um dia ela disse a Roger que podia cantar qualquer coisa. Ele lhe deu um verso infantil com a adição de algumas sílabas para deixar ainda as rimas mais difíceis e ela cantou de forma sublime! Novamente, a música do Present para quem não conhece é o próximo passo do rock progressivo do King Crimson dos anos 1970, ou de modo simplista, pode-se dizer que é o reflexo elétrico do Univers Zéro! Música pesada, densa, complexa, intensa e irretocável.
Durante a entrevista que fizemos com Daniel Denis para escrever a biografia da banda ele nos disse que tinha um vídeo do Present gravado em 1982, em um VHS e perguntou: vocês querem? A fita tem um show inteiro do Present de 1982, antes da chegada de Philippot. As duas suítes do primeiro disco, duas faixas do disco que estava para ser gravado, Le Poison, e mais uma faixa inédita e composta nos tempos do Univers Zéro faziam o repertório da banda. Infelizmente a qualidade da imagem do filme é terrível, na maior parte não é possível ver nada. Felizmente o som é o que se tem de melhor do Present ao vivo dos anos 1980! O show está na íntegra no CD, com algumas pequenas imperfeições da fita, mas com execução maravilhosa. As partes em que as imagens têm qualidade boa foram transformadas em vídeos e estão no CD também como material adicional.
Na biografia a história difícil da gravação e do destino da banda é contada! Fotos inéditas e os vídeos completam o pacote. Esse documento não pode ser perdido por nenhum fã da banda ou de R.I.O. Vale cada centavo investido! A música maravilhosa de Mr. Trigaux finalmente com a merecida qualidade! Parabéns para Cuneiform Records por investir nessa edição expandida. O som maravilhoso fica por conta do nosso engenheiro de plantão Udi Koomran.
CD 1
1 - Le Poison Qui Rend Fou, Part 1: Ram Ram Va Faire "Pif Paf" 15:25
2 – Ersatz 5:07
3 - Le Poison Qui Rend Fou, Part 2: Didi, Dans Ta Chambre! 9:42
4 - Samana 9:15
CD 2 Gravado ao vivo em Livry-Gargan, França, em 23 de janeiro de 1982
1. Quatre-vingt douze 17:31
2. Ersatz 9:16
3. Le poison qui rend fou, Pt. 1 19:05
4. Chaos hermetique 12:27
5. Promenade au fond d un canal 21:34
Roger Trigaux - guitarras
Alain Rochette - pianos, sintetizadores
Daniel Denis - bateria e percussão
Ferdinand Philippot - baixo (CD 1)
Christian Genet - baixo (CD 2).
convidada:
Marie-Anne Pollaris - vocal faixa 1 CD 1
|
|