Apsara / Altaïs - Archives - Progbrasil

Apsara / Altaïs

França




Titulo: Archives
Ano de Lançamento: 2015
Genero:
Label:
Numero de catalogo: Soleil Zeuhl 47

Revisto por Renato Moraes em 10/02/16 Nota: 8.0

 

Ótimo trabalho, disco de cabeceira

A banda Shub Nigguarth aparece pela fusão de membros de duas bandas Apsara e Gorgonus, no entanto nenhuma das duas bandas chegou a lançar qualquer gravação durante as suas vidas. Após as bandas começarem a partilhar o mesmo espaço de ensaio e se apresentarem nos mesmos locais, é que o Shub Niggurath nasceu. A Soleil Zeuhl nos trás as únicas gravações existentes da banda Apsara e o EP intitulado Altaïs, que nada mais é do que a banda Gorgonus em sua última encarnação e que gravou um EP de pouco mais de 12 minutos.
No CD da banda Apsara temos uma faixa de estúdio e quatro gravadas ao vivo, com dois baixos pesados, vocais femininos, desenvolvimentos complexos, dois saxofones, e guitarra bateria, tudo com marca Zeuhl carimbada. Um dos saxofones é conduzido por Veronique Verdier, que virou a trombonista do Shub Niggurath, o guitarrista é Frank Froomy e uma das vocalistas é Ann Stewart. Além do envolvimento com o Shub Niggurath, alguns músicos foram para a banda Eider Stellaire ou Magma. O som do Apsara é bastante interessante e original, mesmo que seja influenciado pela música do Magma e vale a pena ser conferido. Infelizmente não existe muito material da banda, mas os ecos iniciais da música do Shub Niggurath já são ouvidos aqui, com vocais femininos apocalípticos, alguns vocais guturais masculinos, baixo muito tenso e pesado, solos de sax e guitarra distorcidos e com o peso da bateria são as marcas registradas. A qualidade do som é boa, mas é preciso lembrar que este material não foi gravado com intuito de realmente ser lançado, são tirados dos arquivos pessoais de Frank Froomy.
Altaïs foi lançado em edição limitada em EP, tamanho de Lp, mas com apenas três faixas. As músicas foram gravdas profissionalmente e o som é muito bom. Uma das faixas saiu na coletânea Enneade da Musea, mas aqui temos o EP completo. A faixa Altaïs de onde a banda emprestou seu nome, pois já havia uma banda japonesa com o nome Gorgonus, é bem na linha de De Futura, enquanto Promenade... e Gravitation Zero tem grande influência de Univers Zéro.
Um documento precioso para os fãs do Zeuhl e de Shub Niggurath, com fotos raras e com a história contada por Aymeric Le Roy. Apenas 500 cópias, com capas de mini lp.
Imperdível!

Altaïs

1. Altaïs 7:44
2. Promenade... 3:59
3. Gravitation Zero 2:12

Sandrine Fougère – vocais
Philippe Goudier – vocais, percussão
Patrick Joliot – bateria, percussão
Isabelle Nuffer – vocais, piano, sintetizadores
Jean-Marie Sadot – baixo

Apsara - Archives

1. Enfer mais (studio) 11:29
2. Apsaras (live) 12:36
3. En d autres lieux (live) 13:29
4. O rages (live) 6:18
5. Ici et maintenant (live)

Sandrine Fougere – vocais
Frank W. Fromy – guitarra
Philippe Goudier – baixo, vocais
Patrick Joliot – bacteria
Jean-Marie Satot – baixo
Ann Stewart – vocais
Vincent Poix Daude – saxofone
Veronique Verdier – saxofone
Progbrasil