Dennis Rea - Giant Steppes - Progbrasil

Dennis Rea

Estados Unidos
http://www.dennisrea.com




Titulo: Giant Steppes
Ano de Lançamento: 2020
Genero:
Label:
Numero de catalogo: MJR109

Revisto por Renato Moraes em 10/03/21 Nota: 8.5

 

Fantástico, vai rolar direto no meu som

O guitarrista americano Dennis Rea, da banda Moraine, retorna com seu novo disco solo, no qual se dedica ao World fusion de modo impressionante. Em quatro faixas ele mistura ao rock e jazz uma série de estilos, com auxílio de muitos músicos. O disco foi gravado em diversas cidades do mundo, incluindo Seattle, Tacoma, Abakan, Krasnoyarsk e Tomsk. O CD abre com Live at Gaochang, música tradicional chinesa, toda arranjada por Rea, que lhe dá um roque de mistura persa/árabe e cigana, é lógico, além do som chinês. A música é toda transformada não só pelos arranjos, mas pela escolha da instrumentação, que inclui diversas guitarras, saxofones, didgeridoo, French horn elétrico e guitarra mellotron, além de bateria e percussão. São dezesseis minutos de muita criatividade e beleza. Altai By and By é tradicional russa e é executada por Rea na guitarra e por Juliana & PAVA, um coral de vozes especializada em música folclórica russa e que ainda toca hurdy-gurdy (realejo). A faixa funde duas músicas folclóricas russas e tem como base vozes e cordas, em arranjo muito belo, algo distinto e diferente. Wind of the World s Nest é composta por Rea, mas usando temas tradicionais Tuva, além de vocais típicos de Tuva, bem guturais, que aqui são misturados, com guitarras pesadas, bateria, baixo, sax e bateria. Tuva-rock! Um dos melhores momentos do CD, muita energia, criatividade, com contrapontos entre sax e guitarra, e solos fantásticos. The Fellowship of Tsering fecha o disco. A música é baseada em canções tibetanas, mas se inicia de modo muito elétrico, com teclados, guitarra e batida quase eletrônica e de repente cede lugar a um som ambient-noise-industrial, em que instrumentos de sopro se sobressaem sobre atmosfera criada por percussão, ruídos, teclados, e guitarras, algo parecido com Industry de King Crimson. Uma faixa muito criativa, experimental e inusitada. Contudo, termina com a mesma levada do início, um som meio pop-rock elétrico oriental. Uma combinação bastante inusitada. Esse CD vem mostrar mais uma vez a criatividade e versatilidade de Dennis Rea no mundo do rock, fusion e World Music. Surpreendente!

1. Live at Gaochang (Uyghur tradicional, arr. Dennis Rea) 16:39
Dennis Rea (guitarras elétricas, com resonador, e Mellotron)
Dick Valentine (saxofones alto e sopranino)
Greg Kelley (trumpete)
Stuart Dempster (didgeridoo)
Greg Campbell (French horn elétrico)
Don Berman (bateria, percussão)
fontes: Yaru, Morning, e Ejem, de coleção de 1980 Uyghur Music of Xinjiang.

2. Altai By and By (tradicional Russa, arr. de Juliana Svetlitchnaia / Dennis Rea) 08:46
Dennis Rea (guitarras)
Juliana & PAVA (vocais e hurdy-gurdy)
Fontes: I Was Angry e My Dear Bridesmaids, duas canções Russas de Altai Krai in the heart of Russian Central Asia, como arranjadas pelo The Seattle-based Russian folkloric Vocal Ensemble de Juliana and PAVA (www.ethnorussia.com/pava.htm).

3. Wind of the World s Nest (Dennis Rea / Tuvan tradicional; letras: Galsan Tschinag) 09:56
Dennis Rea (guitarra, throat guitar)
Albert Kuvezin (voz)
Dick Valentine (saxofone alto, flauta)
Wadim Dicke (baixos)
Brian Oppel (bateria)
Fonte: Contem fragmentos canção tradicional de Tuva Baezhin, mas é uma composição original na tradição Tuvan feita por Dennis Rea.

4. The Fellowship of Tsering (Jampa Tsering, arr. Dennis Rea) 14:07
Dennis Rea (guitarras, kalimba)
Greg Powers (dungchen)
Albert Kuvezin (vocal)
Dick Valentine (flauta)
Wadim Dicke (baixo)
Steve Fisk (teclados)
Daniel Zongrone (bateria, percussão)
Fonte: duas canções Tibetanas do compositor Jampa Tsering (1960s–1997).

1. Live At Gaochang (Uyghur Suite) 16:41
2. Altai By And By 08:44
3. Wind Of The World s Nest 09:56
4. The Fellowship Of Tsering 14:07
Progbrasil