Obra-prima, irretocável
Grupo formado a partir da dissolução de uma das melhores bandas de rock progressivo já surgidas na Polônia (o inesquecível Collage), o também magnífico Satellite conta com três membros remanescentes da aludida banda: Robert Amirian (vocais, baixo), Krzys Palczewski (teclados) e Wojtek Szadkowski (bateria), este último o líder e mentor do grupo. Completa a formação o guitarrista Sarhan Kubeisi (o qual, na verdade, é baterista de formação, mas toca tão bem guitarra
que Wojtek Szadkowski o convidou para ser guitarrista do Satellite quando estava em processo de formação da nova banda).
Esta apresentação, gravada na Polônia em Setembro de 2005, é focada basicamente em músicas do mais recente trabalho da banda, Evening Games, lançado no mesmo ano e que eu particularmente considero até melhor que o já excelente disco de estréia do grupo (A Street Between Sunrise and Sunset, de 2003).
O show captura a banda em grande forma, numa perfeita interação entre todos os músicos, sintetizando, de forma magistral, todos aqueles elementos que tão bem caracterizam a música do Satellite: faixas longas e envolventes, repletas de texturas melódicas belíssimas e sofisticadas proporcionadas por excelente trabalho de teclados, guitarra e bateria, magníficas variações de andamento, o
vocal carregado de emoção do Robert Amirian (o qual também responde pelo baixo, numa performance que, se não chega a ser brilhante, pode ser apontada como bastante satisfatória), além da eventual utilização de recursos eletrônicos (notadamente percussivos) em algumas passagens, conferindo um tom interessante de modernidade ao som da banda, mas sempre de forma bem minimalista, bastante
parcimoniosa realmente. Em suma, rock progressivo da melhor estirpe, de características sinfônicas com sofisticadas levadas neo-prog, evidenciando-se, como é de se supor, claras influências de Collage (mesmo porque o Satellite é de certa forma uma reencarnação da extinta banda, tendo basicamente em comum o mesmo núcleo criativo, notadamente na pessoa do líder e principal compositor, o baterista Wojtek Szadkowski, que também escreveu ou co-escreveu grande parte
das letras e músicas do Collage), além de sutis reminiscências de Marillion e IQ.
A apresentação se desenvolve com uma fluidez extraordinária, evidenciando-se uma ótima presença de palco de todos os músicos, com muita desenvoltura e alto nível profissional (o que se pode atribuir à experiência de todos eles, vez que egressos de uma banda do nível do Collage), além de magnífica interação com o público presente ao teatro, que aplaude calorosa e educadamente a banda ao final de cada música. Ao início da faixa 3 (Fight), depois de uma rápida apresentação dos membros da banda, o vocalista Robert Amirian dedica a música a Tomek Beksinski, descrito como alguém que fôra praticamente um quinto membro do grupo (pelo que pude apurar, Tomek era DJ e foi um dos grandes incentivadores do rock progressivo na Polônia, tendo cometido suicídio há pouco tempo). Os versos iniciais dizem tudo: "Fight, don't lose your hope, don't lose your mind". Da
mesma forma, antes de começar a faixa 5 (Beautiful World), ele explica que se trata de uma canção dedicada às crianças mortas no massacre de Beslan (alusão ao ataque de terroristas chechenos a uma escola de Beslan/Rússia, ocorrido em Setembro de 2004, que resultou na morte de 330 pessoas, a maioria delas crianças). Acho impossível alguém não se emocionar com a atmosfera melancólica desta música e com versos do tipo "Now say goodbye to the sun, to the moon, to the stars, and return to your beautiful world".
Momentos memoráveis são coisas que não faltam neste DVD, já que todas as faixas são extraordinárias, sendo tarefa árdua indicar quais as melhores músicas do show, de qualquer modo eu arriscaria apontar as faixas 2 (Evening Games), 5 (Beautiful World), 6 (Evening Overture), 8 (A Street Between Sunrise and Sunset) e 9 (Evening Games – reprise) como momentos absolutamente sublimes desta
apresentação.
Como já mencionado alhures, o guitarrista Sarhan Kubeisi também é um excelente baterista/percussionista, eventualmente deixando sua guitarra de lado durante trechos de algumas músicas para assumir um segundo set de bateria/percussão convenientemente instalado no palco. Na parte final da faixa 5, por exemplo (Beautiful World), Sarhan assume as baquetas num dueto formidável com o baterista Wojtek Szadkowski, o mesmo acontecendo também na faixa 8 (A Street
Between Sunrise and Sunset). Além disso, na parte introdutória da faixa 1 (Never Never), bem como na faixa 7 (Children), ele também colabora com excelente trabalho de percussão.
Este é um DVD realmente soberbo em todos os aspectos. Rock progressivo da melhor qualidade, com faixas longas e deliciosamente envolventes, uma fotografia igualmente magnífica (da iluminação ao local onde foi realizado o show, um teatro belíssimo), excelente qualidade de áudio, com trilhas Dolby Digital 5.1 e 2.0 (destaque para a extraordinária sensação de ambiência capturada neste DVD, com os aplausos rodeando o ouvinte como se num grande teatro efetivamente estivesse) e de vídeo (formato widescreen, com excelente imagem). Enfim, tudo de que um progger precisa para seu total deleite. Há bastante tempo eu não ficava assim tão satisfeito em assistir a um DVD de progressivo como fiquei assistindo a este do Satellite.
Nos extras do DVD estão incluídos um videoclip (Love is Around You), um documentário (intitulado Satellite Offstage), além de quatro faixas de áudio (On the Run, Now, Rush, Why). A duração do DVD completo é de 205 minutos, sendo que a apresentação principal (o show propriamente dito) não chega a ser tão longo: 95 minutos apenas (digo isto porque, de tão bom, nos deixa com aquele gostinho de quero-mais no final). |
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