Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
O que a música contemporânea moderna tem de interessante e de conexão com o rock progressivo? O poder de quebrar e atravessar barreiras, estilos e os limites da imaginação. [B]one reúne sete composições de música contemporânea de Frank Crijns, guitarrista e compositor da banda holandesa Blast, com o subtítulo Works for Ensembles and Soloists. As composições foram escritas para as mais diversas formações, desde guitarra solo, dois grupos grandes ou para trios ou quartetos, envolvendo instrumentos de sopros, cordas e piano. Para quem conhece o som do Blast sabe o que esperar, para quem não conhece, esteja preparado para sequências rápidas, totalmente intricadas, dodecafonia, passagens atonais, e muita coisa para colocar sua mente para trabalhar. Para quem gosta de Varése, Arrigo Barnabé, Bartók e Ligeti, isso é um prato cheio. Todo o CD impressiona pela fluidez das composições, que são bem variadas em estilo, mas Propulsion e Vortex são especiais para quem gosta do estilo energético e intrincado do Blast, e foram gravadas para se ouvir com vontade, ou seja, com um bom som, pois a dinâmica da gravação é impressionante. Nem tudo é pauleira, em Tri- os climas são trabalhados e explorados com muita atenção, em uma peça muito bonita e interessante. O lado do compositor de Crijns é aqui colocado em um contexto mais amplo, ecom suas melhores qualidades. O disco é vendido em plataforma digital ou CDR feito pelo compositor em demanda específica.
1. Votum 09:41
2. Talas 07:31
3. Prospulsion 09:43
4. Tri- 08:54
5. Slug 09:29
6. Vortex 15:09
7. Merge 09:30
1) VOTUM (1998)* executado pelo AG-ENSEMBLE: 4 clarinetes e 2 violinos.
Maestro: Frank Crijns. Gravado ao vivo em 1998 em St.Anna/Tilburg.
2) TALAS (1997)* executado pelo grupo de percussão ATTACCA.
Grupo de percussão ATTACCA: Cor Links, Hans Raaijmakers e Paul van der Heijden.
Gravado ao vivo em 1998 em Tafelberg/Tilburg.
3) PROSPULSION (2003)** executado pelo COMBUSTION CHAMBER ENSEMBLE.
COMBUSTION CHAMBER ENSEMBLE: violino, sax alt, sax tenor, sax barítono, trompa,
trompete, trombone, piano, marimba/glockenspiel, bateria, guitarra elétrica e baixo.
Maestro: Rutger van Leyden. Gravado ao vivo em 2004 no Grand Theatre / Groningen.
4) TRI- (1995) para piano, flauta e clarinete baixo.
Escrito para e encomendado por TRIO NU.
Trio nu: piano: Pauline Post, flauta e flautim: Raymond Honing, clarinete baixo: Henk Bakker.
Gravado ao vivo em 1996 no WORM/ Rotterdam.
5) SLUG (2004 - rev. 2012)* para guitarra clássica e pedal de volume.
Aart Strootman: guitarra clássica.
Gravado em 2012 no estúdio Tms/Tilburg por Danny Wieggers.
6) VORTEX (2003)* executado pelo SPECTRA ENSEMBLE, BLAST 4 TET e manipulações eletrônicas ao vivo.
Escrita para o FESTIVAL DE MÚSICA DE NOVEMBRO 2003.
SPECTRA ENSEMBLE: flauta e flautim, clarinete e clarinete baixo, fagote, trompete,
trombone, piano, percussão, 2 violinos. violino alto, violoncelo.
Maestro: Filip Rathé. Manipulações eletrônicas ao vivo: Dirk Bruinsma.
Gravado ao vivo em 2003 no Teatro BIS/Den-Bosch.
7) MERGE (2006) para saxofone baixo e eletrônica.
Escrito e encomendado por Andreas van Zoelen.
Andreas van Zoelen: saxofone baixo.
Gravado em 2007 no estúdio Tms/Tilburg por Danny Wieggers.
*) Encomendado pelo NEDERLANDS FONDS VOOR DE PODIUMKUNSTEN+ (NFKP+).
**) Encomendado pelo AMSTERDAMSE RAAD VOOR DE KUNST.
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