Miriodor - Parade / Live at Nearfest - Progbrasil

Miriodor

Canada
http://www.miriodor.com




Titulo: Parade / Live at Nearfest
Ano de Lançamento: 2005
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Renato Moraes em 24/03/06 Nota: 10.0

 

Discoteca básica, fundamental

Miriodor, do Canadá, é considerado como um dos sucessores do movimento Rock in Opposition e embora comparado ao Univers Zéro ou Henry Cow, a influência RIO mais marcante vem do Samla Mammas Manna, em virtude da sua música trazer muito humor, aspectos folclóricos ou circenses embutidos.

A música do Miriodor pode ser descrita como a trilha sonora do filme mais surrealista que nunca foi feito; a banda usa mistura de rock, música circense, jazz e improvisos. Em seu novo CD, Parade, Miriodor continua com a formação de quarteto do último CD Mekano, com Pascal Globensky (teclados), Remi Leclerc (bateria), Bernard Falaise (guitarra e baixo), Nicolas Masino (baixo e teclados), contando com a participação regular das Marias, Marie-Soleil Bélanger (violino) e Marie-Chantal Leclair (saxophones), além dos convidados, Lise Millet (fagote) e Lars “Samla” Hollmer (acordião e teclados).

Em Parade a música é mais delicada e charmosa do que nos dois CDs anteriores, mas não deixa de ser complexa, com uso dinâmico de contropontos e entremada com rajadas poderosas de rock em que o baixo pesado e Zeuhl de Masino (mesmo sem que ele saiba o que Zeuhl significa) e a guitarra de Falaise dominam. As faixas com a participação do fagote trazem colorido novo ao som do Miriodor, com gosto de Ragtime, nos remetendo ao som do Julverne, como na faixa Gavotte Chétive; destaque para Uppsala, onde o magnífico e delicado solo do fagote é seguido por ataque da guitarra distorcida de Falaise. As três faixas com a participação de Lars Hollmer merecem destaque; Talrika foi composta por Hollmer e enviada para o Canadá onde a música foi miriodorizada e as faixas Bonsai Givré e Forêt Dense compostas pelo Miriodor e mandadas para a Suécia onde foram samlarizadas. A combinação do Miriodor com Lars Hollmer é perfeita gerando mistura muito bem dosada entre a música do Miriodor e do Samla e resultando em algo surpreendente.

Como se ainda não bastasse, Parade é acompanhado de CD bonus que trás na íntegra o show do Miriodor na NEARFest, onde eles apresentaram as músicas do CD anterior Mekano mais algumas faixas de Jongleries Élastiques. Miriodor ao vivo apresenta versões mais energéticas, com solos mais poderosos, arranjos mais ousados e elaborados e com boa pitada de improvisação.

Se você ainda não conhece Miriodor, esse CD é excelente para se começar, além de ser possível descobrir as surpresas que a banda trás em suas apresentações ao vivo. Altamente recomendado.
Progbrasil