Soft Machine - Floating World Live - Progbrasil

Soft Machine

Inglaterra




Titulo: Floating World Live
Ano de Lançamento: 2006
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Renato Moraes em 04/05/06 Nota: 9.0

 

Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo

Gravado na Radio Bremen, Alemanha, Floating World Live trás relíquia para os fãs da última fase do Soft Machine. Esse não é apenas CD para completistas, mas sim um dos poucos registros ao vivo da banda com a formação do Bundles, incluindo o mestre Allan Holdsworth na guitarra.

Essa formação cortou todos os laços com o Soft Machine original, pois nenhum membro fundador restou na banda e alguns puristas acham que eles deveriam ter trocado de nome. Com repertório totalmente novo, aproveitando a fase prolífica de Karl Jenkins como compositor, a presença de Holdsworth na guitarra, a banda partiu para o jazz-rock aproveitando o som da guitarra que ainda não havia sido explorado pelo Soft machine.

A transmissão original da Radio Bremen era de apenas uma hora, terminando com versão de apenas 5 minutos de Hazard Profile (Part 1) cortada no meio do solo de Holdsworth. Infelizmente o CD não contém o resto desse épico, mas trás mais faixas que não foram ao ar na transmissão original. Com exceção de Harzard Profile e Gone Sailing, Floating World Live trás o disco Bundles, além de algum material extra. As faixas já conhecidas do Bundles são executadas com maestria e energia.

O material extra é composto por faixas inéditas e solos de Roy Babbington, John Marshall e Mike Ratledge, que funcionam de introdução para algumas composições consagradas. Além dos solos o CD trás versão muito interessante de Song of Aeolus, do album seguinte Softs, com introdução diferente e Holdsworth em um de seus solos mais líricos. Em The Man Who Waved at Trains, Holdsworth mostra seus dotes no violino. Riff III e Endgame são duas faixas inéditas, sendo a última jazz-rock com solo exuberante de Holdsworth.

O encarte apresenta extensa entrevista com todos os membros da banda. O CD deve agradar os amantes da última fase do Soft Machine, dos fãs de jazz-rock e de Allan Holdsworth, é claro.

Altamente recomendado.
Progbrasil