Fantástico, vai rolar direto no meu som
Maneige é banda canadense, de Quebec, formada em 1972 por Alain Bergeron (flauta, sax), Jérôme Langlois (piano, clarinete e guitarra), Gilles Schetagne (bateria) e Yves Léonard (baixo).
Alain e Jérôme tocaram juntos no grupo Lasting Weep, um dos pioneiros do rock progressivo canadense. Ao invés de copiar o som de bandas como Yes, King Crimson ou Genesis, Maneige preferiu trilhar seus próprios passos, desenvolvendo rock progressivo mais melódico com muitos elementos do jazz e da música clássica, dando espaço para improvisos e passagens pesadas com influência do rhythm n’ blues e usando suites de 20 a 30 minutos, marca registrada do estilo no começo dos anos 70.
A música do Maneige lembra mais o estilo do progressivo francês, como Carpe Diem ou Terpandre, do que do progressivo inglês ou italiano. A banda chegou a abrir shows para Soft Machine e Gentle Giant. Live à L’ Évêché trás versões inéditas e ao vivo de faixas dos primeiros discos, uma faixa nunca gravada e como bônus duas das três faixas do CD Live in Montreal 1974-1975. Apesar do som não ser perfeito, Live à L’ Évêché é de escuta prazerosa, com solos muito bonitos de flauta e clarinete, acompanhados de piano e vibrafone que trazem algo especial para a música do Maneige.
Recomendado. |
|