David Gilmour - In Concert - Progbrasil

David Gilmour

Inglaterra
http://www.davidgilmour.com




Titulo: In Concert
Ano de Lançamento: 2002
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Gibran Felippe em 06/11/06 Nota: 10.0

 

Discoteca básica, fundamental

Esse dvd foi o registro do Meltdown Concert com um adicional de três músicas do Royal Festival Hall Concert em 2002, trazendo um Gilmour, apesar dos anos, ainda em grande forma, assessorado por um time de primeira: Michael Kamen no piano, Chucho Merchan no contrabaixo acústico, a esplendorosa Caroline Dale ao violoncelo, Neill MacColl nas guitarras, Nic France na bateria e nada mais, nada menos que o próprio Dick Parry no sax, ele mesmo, que já havia atuado nos anos 70 com o próprio Pink Floyd num dos álbuns mais importantes de todos os tempos: "Dark Side Of The Moon". Unidos a esse time, temos um coral de doze vozes que causam um efeito extasiante nos arranjos musicais. A direção do dvd ficou a cargo do competente David Mallet.

Logo na introdução, percebe-se que estaremos diante de uma ocasião especial, algo que vai muito mais além do que uma simples apresentação de um músico oriundo do rock, uma verdadeira celebração musical, esse momento solene toma forma com um Gilmour na sua habitual simplicidade, que aos olhos de uma platéia inebriada, acaba por exalar ares de um Deus, solitário ao palco, com um violão
arrebatador, desaguando numa das mais brilhantes e intensas cirações dos anos 70 - "Shine On You Crazy Diamond", numa versão intimista e emocionante, onde a voz de Gilmour está deslumbrante. Pronto, é a senha para que um público absolutamente hipnotizado, possa guardar na memória toda a genialidade desse músico. Mas Gilmour não fica só até o fim da música, temos ainda outro momento de êxtase, refiro-me à participação do sax espetacular de Dick Parry no segundo movimento de "Shine On You Crazy Diamond", definitivamente encantador.

"Fat Old Sun" já conta com a presença de quase todo o staff que acompanha Gilmour, essa versão com backing vocals feminino está emocionante, sem dúvidas um dos momentos mais sublimes do dvd, até mesmo pelo mérito de reviver "Atom Heart Mother", talvez o mais desconcertante e belo trabalho do Floyd.

A versão de "High Hopes" ficou bem mais intensa que a morna versão de estúdio, destaque todo especial para o violoncelo de Caroline Dale, simplesmente formidável e a viola de Gilmour parece ter vida própria, que sentimento, que alma!

É óbvio que num show tão intimista, não poderia faltar "Wish You Were Here", clássico eterno do Floyd em que Gilmour a executa, acompanhado com extrema propriedade por Neil MacColl, fazendo a base.E o vocal está simplesmente incomparável, parece que os anos só fazem bem à voz de Gilmour que nesse evento estava numa afinação e feeling irretocáveis.

Em seguida, temos a música do Floyd capaz de inebriar, até mesmo, o mais frio dos seres, "Confortably Numb", esse é o momento mais apoteótico do show, sendo possível notar o entusiasmo e a emoção do público, que mesmo comportado e quietinho, não resistiu e se levantou para brindar esse momento com Gilmour. De fato, essa é a música do Floyd que arranca-me lágrimas de emoção!

A volta de Gilmour para o bônus manteve o nível de emotividade elevado com a belíssima "A Great Day For Freedom", não há um fio de cabelo que não fique arrepiado com esse grito de liberdade entoado por uma das mais belas vozes do rock progressivo.
Progbrasil