Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
O show foi gravado com 8 câmeras no excelente palco do auditório da Universidade de Belmont em Nashville, no Tenesse. A qualidade de imagem (filmagem de primeira categoria) e o som (5.1 Surround) são excelentes.
Antes de falar das músicas do show, seria interessante ressaltar que a banda conta nesta apresentação com um trio de cordas (violino, viola e violoncelo), além da participação especial de um coral com 150 componentes nas 3 últimas músicas do show. Uma produção caprichada de encher os olhos!
A música de abertura, "Long and Long Ago" (primeira música do CD 2 do The Inconsolable Secret) é um excelente cartão de visitas da banda. Em cerca de 12 minutos somos introduzidos a toda potencialidade do grupo: prog sinfônico de alto nível, com um ótimo baixista, um excelente baterista, teclados inspiradíssimos, bom vocal masculino, um guitarrista de tirar o fôlego e backing vocals perfeitos (3 belas e muito divertidas meninas!)
Um detalhe é que o vocalista Carl Groves (do grupo Salem Hill) assumiu os vocais da banda na última hora (em lugar do antigo guitarrista-vocalista Walter Moore), de modo que ainda não estava totalmente familiarizado com o material do grupo. Ele acompanha as letras em um pedestal à sua frente durante as músicas, mas ainda sim sua performance é boa. Outra coisa que chama bastante a atenção nesta e em várias outras músicas é o cara da steel guitar, Eric Parker. Ele adiciona um colorido a mais nas músicas com uma sonoridade que nos remete diretamente ao Steve Howe!
Na segunda música "One King" (CD Lex Rex) temos uma levada de baixo cativante (à la Cris Squire) e ótimas passagens instrumentais, com duelos entre o tecladista Fred Schendel e o endiabrado guitarrista David Wallimann (excelente técnica, nitidamente influenciado por Frank Gambale, Allan Holdsworth e Eddie Van Halen). O baixista é um dos destaques da música, sendo que a atuação do vocalista mais às 3 backing vocals mais uma vez evoca o Yes.
A terceira música "Run Lisette" (CD Shadowlands) começa com um pequeno solo de bateria, depois entra o baixo, os teclados, e então uma guitarra melodiosa num crescendo empolgante. No instrumental, mais duelos arrasadores entre o guitarrista e o tecladista. A atuação das 3 backing vocals nesta música é maravilhosa, com certeza um dos pontos altos do show!
A quarta música é "Farewell to Shadowlands" (CD Shadowlands), com excelente instrumental de abertura e mais belíssimos vocais das meninas. Os solos de guitarra e teclados são, para variar, os destaques.
A quinta música é uma balada prog maravilhosa, "Through the Glass Darkly" (CD The Inconsolable Secret). Começa com uma linda melodia de piano, depois entra o maravilhoso trio de cordas e em seguida toda a banda. O dueto vocal entre Carl Groves e Susie Bogdanowicz (esta última com uma atuação emocionante) é belíssimo!
A sexta música é uma suíte prog de cerca de 23 minutos, a magnífica "Knight of the North" (do CD The Inconsolable Secret), outro ponto alto do show. Esta música tem a participação do baixista durante boa parte nos vocais principais e é arrasadora em todos os sentidos! Excelente composição, instrumental nota 1000 e uma atuação do trio de cordas de tirar o fôlego!
Na sétima música "When We Were Young" (CD Lex Rex) adentram ao palco os 150 integrantes do Coral. Mais uma vez o baixista conduz os vocais principais. Teclado e guitarra arrebentam junto ao Coral, mas o melhor ainda estava por vir...
Na oitava música "Having Caught a Glimpse" (CD The Inconsolable Secret), a atuação da banda, mais o trio de cordas junto ao Coral me fez chorar! Música espetacular com lindos vocais alternados entre Carl Groves e Flo Paris, um refrão arrasador com o poderoso Coral e um crescendo no final da música junto ao trio de cordas que levou o público ao delírio! Parece um sonho, uma visita ao Paraíso! Sublime!!! :-)))
A música de encerramento do show é "Heroes and Dragons" (CD Lex Rex), uma versão simplesmente muito acima da do CD original! Os vocais de Carl e Susie são mais uma vez os destaques: um final perfeito para um show emocionante, e que deixou todo mundo querendo mais!
Com este show antológico, o Glass Hammer finalmente se impõe entre os grandes nomes do Progressivo atual. A alta qualidade da banda, suas composições e uma performance irretocável nos deixam orgulhosos por revelar toda a vitalidade do progressivo sinfônico em uma época dominada pela superficialidade e alienação cultural. O grupo está de parabéns, e peço a todos para apoiarem iniciativas como esta que mantém acesa a chama do verdadeiro rock progressivo!
Considerações finais:
Apesar do show magnífico, este só não é um DVD perfeito pelos seguintes motivos:
- O tempo total de duração do show é de apenas 1h e 34 minutos. Para uma banda com repertório de 8 CDs de estúdio, podiam ter tocado mais uma ou duas músicas.
- O material presente no DVD 2 (extras), apesar de bastante interessante (ensaios para o show, behind the scenes, vídeos de outros shows, etc....), podia muito bem ter sido acrescentado ao DVD 1, que tem apenas 100 minutos de duração. O DVD não precisava ser duplo.
- Alguns zooms e cortes rápidos na edição das imagens podiam ser evitados, mas não chegam a ser freqüentes e não comprometem absolutamente o ótimo resultado final. |
|