Discoteca básica, fundamental
Confesso que nunca havia escutado um comentário sequer sobre esse dueto canadense dos anos 70. Essa edição em cd duplo contém seus dois trabalhos:"...Et Le Troisième Jour" de 1976 e "Deux" de 1977 acrescido de duas fabulosas bônus inéditas.
O trabalho não é dos mais fáceis de definir e, mesmo comparações não são muito perfeitas. Fiquei muito surpreso, pois esse terreno foi amplamente explorado durante a década de 70 e o duo faz um trabalho que soa extremamete original e instigante.
O uso de sequencias eletrônicas combinadas a percussões acústicas não é novidade, mas aqui elas toman formas um pouco diferentes do usual: minimalismos,experimentalismos,Berlim Schule,Brian Eno,Steve Reich,tudo isso vem à cabeça,bem como grupos que fundiram o erudito ao jazz com maestria - como o também canadense Maneige.
As melodias são difusas e os improvisos jazzísticos estão por toda a parte,sem abrir mão de uma sobriedade lúgubre e angustiante. Os mellotrons são usados ostensivamente e colaboram na construção de todas essas atmosferas. A homenagem a Karlheinz Stockhausen em "Nr.9 Zyklus" também é, no mínimo, surpreendente e de extremo bom gosto. A arte gráfica é exuberante com um livreto de vinte páginas contendo fotos da época,história da banda,além da reprodução das capas originais dos dois discos.
O que será que ainda temos escondido pelos arquivos empoeirados das gravadoras ?
Meus amigos,fiquei estupefato!
Nota:10 |
|