Ótimo trabalho, disco de cabeceira
Segundo trabalho dessa banda de São Bernardo do Campo no ABC paulista,a estréia aconteceu em 1991 com "Vôos e Sonhos" pela mesma gravadora.
Para esse cd a banda promoveu apenas uma mudança na formação, a participação de João Kurk (ex integrante da banda Terreno Baldio) nos vocais, em inglês. Essa simples alteração, além do notório amadurecimento dos músicos, já foi suficiente para promover uma grande mudança na sonoridade da banda. Basta observar que,além dos excelentes vocais,Kurk também assumiu a produção do álbum.
O som é predominantemente sinfônico e o uso do Hammond, em quase todas as composições, dá um clima setentista bastante incomum naqueles anos 90. Tudo isso combinado à muita competência dos músicos que souberam criar lindas texturas,como em "Age of boredom" e "Autumn Night", onde eles chegam a lembrar bons momentos do Camel,aliados a uma boa produção,especialmente no tocante à gravação - que é excelente - , fazem com que o resultado seja de ótima qualidade.
O único porém fica a cargo de algumas músicas que soam um pouco fora de contexto,caso de "Fast feet" e "Human race",quebrando um pouco a evolução e a mística de todo o trabalho,mas a recuperação acontece na reflexiva "Prelude for a friend" e na ótima suíte"Universe of two begginers",toda recheada de lindas harmonias vocais,riffs de guitarra e especialmente de órgão hammond (esse riff, aos 7:40 minutos, foi usado na abertura do programa Viagem Progressiva no interior paulista).
O encarte é composto por fotos dos músicos,letras e um belo texto que trata da opressão e dos oprimidos com muita propriedade.
Uma pena que após esse lançamento o grupo aparentemente tenha se dissolvido,alguns dos músicos seguiram na cena musical participando da banda de blues "Irmandade do Blues". |
|