Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo
Para abrir esta resenha, vou antes considerar dois tópicos que a meu ver precisam ser superados devidamente antes da audição deste CD.
Em primeiro,é que acredito que bandas como Van Der Graaf Generator, Gentle Giant e King Crimson (entre outras...)tiveram seus trabalhos subestimados pelo grande público e pela mídia.
Ou seja por seus discos serem ecléticos ,ou pela presença de super-grupos na mesma época como Yes, Gênesis ou Pink Floyd.
Até hoje,com certeza, o público progressivo desconhece quase que totalmente discos ou obras desta banda em questão.Quando muito ouve superficialmente um trabalho, e não compreende ou conhece a obra toda.
É uma pena,pois esta banda faz um som sui-generis incrível,de alto nível melódico,harmônico,técnico e metafísico.
Em segundo digo: ouçam urgentemente!!
Aqui a banda trabalha apoiada diretamente no excelente tecladista Hugh Banton(que toca órgão,mellotron ,piano elétrico e os baixos de pedal).
Basta prestar muita atenção,e verão a qualidade imprescindível deste músico.As guitarras, pianos e os primorosos e experimentais vocais ficam a cargo do líder Peter Hammill.
Na batera, o trabalho virtuose de Guy Evans.E para completar a estranha sonoridade do grupo, o maluco dos sopros(sax e flautas) David Jackson.Todo o disco é maravilhoso,mas destaco aqui as faixas "Scorched Earth" e" Sleepwalkers".
Um dos melhores momentos do Graaf e do rock progressivo dos anos 70.Podem conferir!! |
|