Fantástico, vai rolar direto no meu som
Return of the Emerald Beyond é o terceiro CD da banda Mahavishnu Project, liberada pelo baterista Gregg Bendian. Bendian já tocou com Bill Frisell, John Zorn, Pat Metheny, Wadada Leo Smith, Nels Cline, entre outros. A idéia da Mahavishnu Project é tocar a música da Mahavishnu Orchestra adicionando a identidade dos músicos participantes. Em Return of the Emerald Beyond é obvio qual o disco da Mahavisnu Orchestra enfocado pela maior encarnação da banda, contando com 11 músicos e incluindo quarteto de cordas. A gravação foi feita ao vivo em 2006 e apresenta versão mais longa do que o album original, em virtude de improvisos e arranjos diferentes. É interessante ouvir esse material executado ao vivo, pois a própria Mahavishnu Orchestra raramente tocou a música deste disco nos shows. Visions of Emerald Beyond não é meu disco favorito da Mahavishnu Orchestra, mas os arranjos e a execução apresentada aqui me trouxeram uma renovação do meu interesse por estre disco. A execução é magnânima e poderosa. O início de Eternity’s Breath ganhou um ar indiano, mais cristalino e encantador. Faith e If I Could See são tratadas quase que como leitura do original, enquanto que Pastoral ganha solo de teclados e acompanhamento no dumbeq. Maria Neckam tem voz bonita e mais grave do que Carol Shive, vocalista no disco da Mahavishnu Orchestra, e canta muito bem ao longo de todo o CD, embora não tenha me agradado muito em Eternity’s Breath. Glenn Alexander mostra sua abilidade em Be Happy que inicia com solo supremo de Bendian. Como faixas bônus temos Smile of the Beyond (Apocalipse), Vital Transformation (Inner Mounting Flame) e Sister Andrea (Between Nothingness ou Lost Trident). Excelente releitura da obra de McLaughlin, sem deixar as características originais de lado e adicionando a personalidade dos músicos envolvidos. |
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