Aeoliah - Angel Love For Children - Progbrasil

Aeoliah

Alemanha




Titulo: Angel Love For Children
Ano de Lançamento: 2000
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Gibran Felippe em 17/01/08 Nota: 6.0

 

Gostei, mas poderia ser melhor

Esse trabalho foi concebido através da filosofia Reiki pelo músico
espiritualista Aeoliah e segue a uniformidade dos seus trabalhos voltados para a purificação da mente, bem como o devido repouso da alma e corpo através da cura pela arte. Trata-se de música eletrônica executada com extrema suavidade e com ausência completa de qualquer clarinada ou algo do tipo. É quase um murmúrio contra todo o estresse que habita nas pessoas em tempos altamente competitivos e acelerados.

A obra conta com duas suítes de aproximadamente vinte minutos cada, em que Aeoliah persegue uma sonoridade totalmente focada na metafísica, etérea e onírica. Uma busca pelo encontro com os anjos e seus suspiros, no próprio encarte do cd está enunciada essa tentativa de recriação da linguagem angelical com o objetivo de relaxamento, meditação e encontro com a paz interior e harmonia entre a mente e o corpo.

O paradoxo desse tipo de trabalho reside no fato de possuir uma clara posição musical, voltada para momentos específicos, ou seja, a sua musicalidade não funciona simplesmente para aqueles que querem ouvir apenas música. Para entender o sentido musical de “Angel Love For Children” se faz necessário qualquer tipo de atividade no tocante à busca pela espiritualidade ou desmazelo. É muito utilizado por profissionais que atuam nas áreas de ioga, massoterapia, relaxamento, meditação e todas as artes de cura espiritual. A incongruência advém do fato de tal trabalho não funcionar simplesmente como música, pois não é
o tipo de disco que as pessoas estão dispostas a ouvir quando há interesse nos arranjos, na instrumentação, nas letras, nos vocais ou simplesmente para animar uma reunião de amigos. Nada disso! É preciso momentos e vibrações que propiciem a interatividade com a música de Aeoliah, somente assim o ouvinte não ficará entediado de ouvir praticamente os mesmos movimentos durante os quarenta e cinco minutos de duração de “Angel Love For Children”.

Outro objetivo desse trabalho está relacionado à questão da gravidez. Aeoliah procurou criar um tipo de música que atenue a ansiedade das futuras mamães, que as façam relaxar quando necessário, para criar uma simbiose perfeita entre o seio materno e o futuro concepto ou ainda, para relaxar os pequenos bebês que buscam através do choro agitado a comunicação com o mundo novo e o território hostil que os envolvem em frio, calor, poeira, barulho, fome e sede.

A primeira faixa “Angelic Lullaby” retrata essa atmosfera, através de um coral cuidadosamente ritmado em uníssono, sem mudanças e variações bruscas. É como se o mesmo não existisse, sendo capaz de penetrar na nossa mente durante horas e ao término da música nem nos darmos conta de que ele ali estava. As notas executadas ao teclado possuem pausas intencionalmente lentas, para justamente desacelerar as emoções vividas no cotidiano e repousar a mente. É possível identificar também uma harpa com um dedilhado incidental ao longo da música, nessa calmaria que transcorre até o seu término.

“Whispers Among The Stars” não conta com a presença do coral feminino, ao fundo temos um órgão que executa a base em todo o andamento da música, mais ou menos na função que o coral desempenha na primeira música. As suaves notas também fazem parte dessa composição, com seus lentos contra tempos e longas pausas. Para se ter uma idéia da música a ser ouvida nessa obra, basta lembrar-se daqueles sons místicos e esotéricos que tocam nas franquias das lojas que vendem produtos naturais, assim é a música de “Angel Love For Children”.

Vale lembrar que Aeoliah também percorre o mundo ministrando concorridos seminários e sessões privadas de Reiki, já que é autor do livro “Awakening Your Inner Light”, publicado em 1992, no qual recebera inúmeras premiações. Sua obra musical possui grande destaque junto ao público adepto do New Age, tendo sido editada em diversos países. Entretanto, creio que nenhum dos seus trabalhos foram lançados no Brasil, apesar da vasta discografia. Indicada apenas para apreciadores do gênero em questão.
Progbrasil