Ótimo trabalho, disco de cabeceira
For é o mais novo CD do Claudia Quintet, liderado pelo baterista John Hollenbeck, que tem como comparsas musicais Drew Grass, baixo acústico, Matt Moran, vibrafone, Ted Reichman, acordeon, e Chris Speed, clarinete e sax.
A sonoridade da banda é muito bonita, agradável e marcada pela combinação da instrumentos, não muito comuns de serem vistos juntos no jazz; a combinação de clarinete, acordeon e vibrafone é especial e define a sonoridade da banda. A música tem aspectos do jazz, da música de câmara, da música minimalista, abusa dos rítmos intrincados impostos por Hollenbeck e a atonalidade esta presente, mas sem exageros. As duas primeiras faixas são vibrantes e apresentadas com muita energia. Be Happy é a mais experimental, sobre um pano de fundo minimalista do acordeon e clarinete, Gress apresenta solo bastante avant-garde que culmina com a banda toda envolvida. O arco é usado tanto no contrabaixo quanto no vibrafone em This Too Shall Pass, de levada mais lenta e com belo solo de vibrafone. Rug Boy é uma curta nervosa, começa só com bateria e acordeon, que são seguidos pelo baixo e vibrafone , terminando com solo de sax. For You começa com manipulações eletrônicas e kalimba, a bateria vai entrando devadar sobre o acordeon que cria climas sombrios, e essa faixa daria uma boa trilha sonora para algum filme de David Linch. O CD termina com a suite Three Odes: admiration, nostagia, pity; a primeira parte se inicia de forma minimalista, poucas notas repetidas em blocos, até clarinete e acordeon resolverem se apresentar de forma mais explícita, sendo seguidos por solo de saxofone (dedicado a Jan Garbarek); o ritmo desacelera até chegar em pity, em que a bateria apresenta repiques lentos da caixa, tudo vai se acalmando e se dissipando.
Este é o quarto CD da banda, provavelmente o melhor até o momento, mais maturo bem construído e recomendado mesmo para aqueles que ainda não sabem quem é a Claudia! |
|