Olive Mess - Gramercy - Progbrasil

Olive Mess

Latvia




Titulo: Gramercy
Ano de Lançamento: 2002
Genero:
Label:
Numero de catalogo: SOLEIL08

Revisto por Renato Moraes em 10/03/08 Nota: 7.0

 

Bom, mas apenas para fãs ou admiradores do gênero

Olive Mess é da Latvia, ex-país da União Soviética. A banda foi nomeada em homenagem ao compositor Olivie Messiaen. Olivie Mess no começo tocava composições próprias além de covers do King Crimson. A música do Olive Mess trás elementos do progressivo sinfônico, do King Crimson, com vocais femininos que são explorados de forma mais comum ou com ton operático, ainda a banda adiciona elementos da música barroca. Gramercy é o primeiro CD deles de 2002, quando a banda era um sexteto, com vocais (Ilze Paegle), teclados (Lilia Voronova), baixo (Denis Arsenin), bateria (Edgar Kempish), guitarras (Alexey Syomin) e lute e guitarra barroca (Sergey Syomin), além de um convidado no saxofone tenor (Vilnis Kundrats) em uma das faixas (1572 - part II). O CD contém cinco faixas, duas instrumentais. As faixas são longas, Gramercy (14:31) começa com tema barroco composto por J.B. Lully (1632-1687) chamado Ceremonie Turque, ao qual são adicionados vocais operáticos até a faixa engrenar em sinfônico com certo domínio dos teclados e da guitarra. Degeneratus Vulgaris (11:28) é uma das faixas instrumentais, sendo que a banda investe nos arranjos delicados, na harmonia e em duetos de guitarras; o uso de xilofone nos remete ao Gentle Giant e a levada do baixo e da guitarra a algo entre Yes e King Crimson, sem contudo embarcarem na energia explosiva típica de muitas das composições de Bob Fripp. Stephan, the Sheperd Boy (21:30) é uma suite, em que apenas a guitarra acústica é usada no início para ser acompanhada pela elétrica mais adiante que me lembra Renaissance, e os floreios da guitarra nos remetem a Steve Howe; com levada medieval, parte da faixa é explorada por alternâncias entre vocais femininos e as guitarras com partes em que a banda toda toma parte; a porção central da faixa nos remete a influência Crimsoniana, que me lembra as partes mais calmas de Fracture. 1572 (5:31) é a instrumental nervosa do CD com adição do saxofone. The Holly and Ivy Girl (10:32) é a última faixa e novamente o duo violão-vocal feminino me lembra o Renaissance nos três primeiros minutos, passando para o domínio da guitarra com passagens mais intrincadas com solo totalmente Frippiano. Um CD interessante que vale a pena ser conferido.
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