Discoteca básica, fundamental
INTRODUÇÃO:
Eles já comemoraram 25 anos de existência e este ano lançaram 2 DVDs ao mesmo tempo: Ha-Re-Ki e Ayr. Vou comentar, neste primeiro momento, apenas o DVD Ha-Re-Ki.
Antes, para quem não os conhece, cabe trazer algumas informações e comentários sobre os integrantes e o grupo: o guitarrista Yoshihisa Shimizu tem um estilo que mistura Steve Hackett (Genesis) e Andy Latimer (Camel), mesclado com a sonoridade oriental. É o principal compositor da banda, assinando sozinho 14 das 20 músicas deste DVD. É também o único membro da formação original do grupo (CD Kenso, de 1980).
Os tecladistas Kenichi Oguchi e Kenichi Mitsuda são virtuoses nos seus instrumentos. Os teclados predominam no som do grupo, principalmente com timbres de sintetizadores, órgão, pianos (acústico e elétrico) e cravo. Quantas bandas ativas que vocês conhecem possuem dois excelentes tecladistas que se revezam, ou ainda solam juntos ao mesmo tempo, duelando? Uma verdadeira maravilha para quem gosta de progressivo! Os dois tecladistas mais o guitarrista formam o lado mais progressivo da banda.
Para ficar ainda melhor, o lado fusion do grupo vem da magnífica cozinha, formada pelo baixista Shunji Saegusa, um monstro que toca rindo o tempo todo (super simpático), e, finalmente, o baterista Masayki Muraishi: super técnico, quebra tudo (no bom sentido) e toca um absurdo com um kit pequeno!
Quem não conhece o grupo e assistir a esse DVD vai se surpreender, seja com as belíssimas composições, seja com a energia contagiante e uma pegada forte, noves fora a técnica soberba dos músicos.
Acredito também que se o Kenso fosse uma banda inglesa, teriam o status de supergrupo e seriam reverenciados. Como são japoneses, passam batido, o que é uma pena: talvez sejam uma das 5 melhores bandas do mundo progressivo da atualidade (senão a melhor!)! É ouvir para conferir, ou continuar sem descobri-los.
RESENHA DO DVD:
O show começa (Introduction) com uma cantora sozinha, a capela, derramando seus belos lamentos em espanhol no estilo flamenco (mais tarde veremos que ela é japonesa!). Há apenas uma luz sobre o palco e a platéia, em silêncio, aguarda num clima de expectativa. A banda entra no palco ainda no escuro: o guitarrista Shimizu arranha um curto solo cheio de efeito e depois vem o riff que incendeia o público com o ataque de todos os músicos (Festivity)! É uma verdadeira festa, uma música com forte pegada rock e ótimos solos de piano (Mitsuda) e órgão (Oguchi).
A terceira faixa, Fist of Fury, é uma composição prog, alternando momentos suaves e outros mais pesados. Temos uma bela guitarra de Shimizu e solos espetaculares de synth (Oguchi) e piano (Mitsuda). Destaque para o desempenho impressionante do batera Muraishi e suas frases curtas com os pés (dois bumbos). Segue "The Cunning Madrigal", uma composição bem prog com resquícios italianos mesclados à sonoridade oriental, com mais um excelente solo de Oguchi no órgão e outro de guitarra wah-wah de Shimizu.
A quinta faixa, Prelude to Concealment começa com uma guitarra com melodia oriental e depois cai num riff pesado de guitarra à la King Crimson (Red), com ótimos solos de Mitsuda (timbre de acordeão) e Oguchi (órgão). É uma música de muita energia. Mais uma vez o batera arrebenta e rouba a cena!
Vem então uma seqüência de músicas mais no estilo prog sinfônico: "Bifuka", com belas melodias de piano, guitarra e synth, e que nos remetem imediatamente ao Camel. O solo de guitarra de Shimizu é emocionante! A música seguinte, "Hyoto", também é belíssima, além de viajante. Tem um piano e uma guitarra de chorar, e um delicado solo de baixo sobre a melodia do piano.
"Let us..." começa apenas com uma melodia "em allegro" de guitarra e baixo, e depois se torna um prog fusion matador com ótimos solos de synth (Mitsuda) e guitarra (Shimizu). "Gessha-Senko" é uma composição totalmente prog: inicia com um teclado viajante e efeitos de guitarra, e depois apresenta belas melodias de synth e um solo de Oguchi, o destaque nesta faixa. Mais uma vez o baterista Muraishi deixa os espectadores de queixo caído!
Para dar um refresco para a galera (estamos na metade do show), o tecladista Mitsuda apresenta seu belo solo de piano elétrico + synth, que termina com uma melodia suave (timbre de cravo), acompanhada pelo baixista Saegusa. Aí entra o segundo teclado (Oguchi, com synth) e já emendam outra composição de Mitsuda "Echi dal Foro Romano", um dos pontos altos do show: parece que o palco pega fogo, com uma melodia bem alegre (estilo Celebration- PFM) e excelentes solos de Mitsuda (timbre de acordeão) e Oguchi (órgão). No final, um solo a la Hackett de Shimizu!
Segue outra música espetacular, "A Grim Diary". É uma jam session sensacional, com a participação da vocalista Keiko Kawashima nos vocais flamenco e nas palmas. Musicalmente parece que estamos na Espanha, e há vários solos arrebatadores de piano no estilo jazz/flamenco de Mitsuda!
"Les Phases de la Lune II", música curta que nos lembra mais uma vez o Camel, serve de introdução para "The Ancient in My Brain", prog fusion arrebatador com um duelo entre os tecladistas Oguchi (synth) e Mitsuda (piano).
Seguem com "Mediterranean and Aryan", música prog fusion com uma linha de baixo cativante e belas melodias de synth (Oguchi) depois repetidas pela guitarra de Shimizu. "Sora Ni Hikaru (Shining in the Sky)" é mais no estilo prog tradicional, e novamente temos belíssimas melodias de synth tocadas em conjunto com a guitarra.
A última música, "GIPS" é um prog fusion com uma levada de bateria muito criativa (mais uma vez, ótimo trabalho com os dois bumbos), um riff melódico de synth bem cativante e um belo solo de guitarra de Shimizu. A parte principal do show termina com 1h e 24min, e os músicos, um a um, se despedem do público no microfone de maneira hilária e com muita simpatia!
Voltam para o bis com a matadora "Good Days, Bad Days": outra jam session tendo a participação da vocalista estilo flamenco Keiko Kawashima. Temos mais duelos entre os tecladistas, para o êxtase do sortudos que presenciaram tudo ao vivo.
Finalizando, para surpresa do público, as duas últimas músicas, "The Daughter of a Recluse" e "Amalgamation of Self and Others" constituem um solo de piano do guitarrista Shimizu! Com cerca de 2 minutos e meio, o guitarrista mostra que também tem uma boa técnica no piano (com certeza ele tem bons professores na própria banda!), além da composição nos remeter a outros temas do Kenso (lembro novamente que Shimizu é o principal compositor do grupo). Shimizu é também o produtor do DVD, um verdadeiro faz tudo!
Concluindo, trata-se de um DVD espetacular, com qualidade de imagem e som perfeitas, similar ao excelente DVD do PFM também gravado na terra do sol nascente, o Live in Japan (2002). Em matéria de DVD os japoneses são mesmo feras!
O melhor DVD de música que tive o prazer de conhecer neste ano de 2005!
Quem não conhece não sabe o que está perdendo: simplesmente um dos melhores DVD's disponíveis em Música Progressiva!!! |
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