Charlie Mariano - Helen 12 Trees - Progbrasil

Charlie Mariano

Estados Unidos




Titulo: Helen 12 Trees
Ano de Lançamento: 2008
Genero:
Label:
Numero de catalogo: SPV 441042 CD

Revisto por Renato Moraes em 19/05/08 Nota: 9.5

 

Obra-prima, irretocável

A gravadora alemã Promising Music está relançando com todo o cuidado necessário os Lps do selo MPS em CD. As edições são super bem feitas, com excelente masterização dos tapes originais, sem adição de efeitos modernos para “melhorar” o som, é como se estivéssemos ouvindo a um Lp novinho sem nenhum estalo! O relançamento em CD não decepciona em nenhum aspecto, além do som maravilhoso, capa imitando Lp, livrinho com resenha e histórias da época e fotos de Charlie Mariano, CD com mídia preta para imitar Lp. Por causa da mídia preta algumas pessoas têm falado que isso é CDR, não é, eles só usam uma mídia diferente e depois de ver todo o luxo da edição, não haveria o porquê em economizar na mídia. Peguei os cinco lançados até o momento e estou muito contente.
Eu conheci Helen 12 Trees nos anos 80, mas se eu não tivesse conheci esse disco antes eu o compraria só pela banda formada por Charlie Mariano, Zbigbiew Seifert, Jan Hammer, Jack Bruce, John Marshall e Nippy Noya. O percussionista eu não conheço, mas que banda. Coloquei o país como Estados Unidos, mas a banda é internacional e o disco foi gravado na Alemanha.
Helen 12 Trees é jazz-rock, com som típico dos anos 70´s, com sax, piano elétrico, moog, violino e influência da música indiana. Não tem a velocidade e o peso da Mahavishnu Orchestra que muita gente compara esse disco por causa da presença de Jan Hammer, mas tem ritmos simples, mas com a batida complexa de John Marshall, o qual ganha bastante espaço logo na primeira faixa do CD, a título Helen twelvetrees, com solo arrojado, seguido por Jan Hammer no mini moog e termina com solo soberbo de Charlie. Em Parvati´s Dance Charlie explora a música indiana e o dueto do duo violino e nagaswaran (instrumento de sopro indiano) é chocante, principalmente após a sessão rítmica se juntar ao bando e o mini moog de Hammer ao duo no tema principal; isso lembra as incursões do Embryo nas suas misturas de rock com a música do oriente. Uma das melhores faixas do disco. Sleep, my Love é duo flauta violino, ainda com gostinho oriental. As outras faixas são de jazz rock da melhor qualidade, que lembram o som dos primeiros discos do Passport ou os primeiros solos do Jan Hammer, ou ainda um pouco dos primeiros discos da ECM. Um pouco da história da gravação que vem no CD trás fato engraçado. Jack Bruce sugeriu Nick Mason do Pink Floyd para a bateria, e ele disse que a música era muito complicada para ele. Jack chamou John Marshall que havia tocado com ele em 1971. Marshall respondeu: “Jack você que eu gosto de coisas mais complexas, mas vou tocar nesse disco por você”. Não há muito mais o que comentar, talvez algo como: maravilhoso e altamente recomendado.

1 Helen 12 Trees
2 Parvati's Dance
3 Sleep, My Love
4 Thorn Of A White Rose
5 Neverglades Pixie
6 Charlotte
7 Avoid The Year Of The Monkey

Charlie Mariano - saxofone soprano e alto
Zbigniew Seifert – violino
Jan Hammer – teclados
Jack Bruce – baixo
John Marshall – bateria
Nippy Noya - percussão
Progbrasil