Frank Zappa |
Estados Unidos |
![]() | |||||||||||
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Gibran Felippe | Nota:8.0 |
�timo trabalho, disco de cabeceira. Ano - 1979. Frank Zappa lan�a um dos filmes musicais mais bizarros da hist�ria, por�m de forma ir�nica ele deixa bem claro no in�cio que n�o se trata de material para qualquer um, nem para grandes plat�ias, mas, sobretudo para aqueles que j� o conhecem e entendem sua filosofia musical e pol�tica, envolta de uma atmosfera profundamente an�rquica. Como o pr�prio filme � intitulado, se trata de 'A Movie About People Who Do Stuff That Is Not Normal'. Para esta incr�vel festa, Zappa convida elementos capazes de colocar em pr�tica suas id�ias, s�o eles: Terry Bozzio - bateria e vocais, Roy Estrada - vocais, Adrian Belew - guitarras e vocais, Ed Man - percuss�o, Patrick O'Hearn - baixo, Tommy Mars - teclados, Peter Wolf - teclados, al�m do pr�prio Frank Zappa nas guitarras. Outra figura de destaque na obra � o animador Bruce Bickford. O dvd inicia-se com 'Baby Snakes Rehearsal' em que Frank Zappa no palco coordena um tipo de ensaio geral, criticando a todos e apontando o direcionamento que deseja, nem que para isso os m�sicos se esmerem em repetir milhares de fraseados vocais e instrumentais. 'This Is The Show They Never See' � a introdu��o propriamente do espet�culo, apresentando primeiramente a constru��o dos efeitos de anima��o por parte de Bruce Bickford, com participa��o ativa(quase uma onipresen�a) de Frank Zappa, aqui j� se percebe o seu car�ter controlador, centralizando todas as a��es. Este aspecto fica mais percept�vel quando no est�dio, Zappa numa encena��o de maestro, rege todos os efeitos dos sintetizadores, vocais e as viradas de bateria, a s�rie culmina com um coment�rio do baixista Patrick O'Hearn relatando exatamente a forte personalidade de Zappa e como �s vezes � complicado trabalhar com ele, devido � dificuldade em agrad�-lo. 'Baby Snakes' apresenta os m�sicos � vontade no camarim, para iniciar uma seq��ncia em forma de clip alucinante, com todos aqueles desenhos psicod�licos, que beira o bizarro e muitas vezes tornam-se assustadores. A m�sica � excelente, os toques psicod�licos n�o comprometem o andamento da mesma e curto bastante a linha de teclado do meio para o fim, quebradeira pura acompanhando as viradas de bateria. Depois uma pausa para 'Bruce Bickford/Disco Outfreakage' explicar seu processo criativo, onde se percebe o quanto � delicada sua atividade, algo de extrema sensibilidade, por�m o mais legal aqui n�o � esta entrevista que o Zappa conduz junto ao animador, mas os cortes para as imagens de est�dio apresentando a banda executando todos aqueles efeitos desconexos e mirabolantes com extremo rigor e controle do pr�prio guitarrista. Logo depois, um pouco do show em Nova York com 'The Podle Lecture' em que a loucura salta aos olhos de forma concreta, numa estranha simbiose com o p�blico. Zappa n�o parece humano, � como se fosse um Deus an�rquico que pousou na terra, exatamente naquele local, naquela hora e as pessoas alimentam essa divindade com um monte de bugigangas na descri��o metaf�rica sobre a 'popularidade' de um poodle. O corte para 'She Said/City Of Tiny Lites' � abrupto dando seq��ncia no desfile de bizarrices, agora com uma boneca infl�vel, primeiramente no est�dio, mais pra frente no palco, o fato � que neste momento temos o primeiro n�mero musical propriamente, mostrando a silhueta de todos os m�sicos, Terry Bozzio tocando de cuecas e o Tommy Mars acendendo um cigarro e ao mesmo tempo tocando uma barbaridade em meio �quele mundo de teclados. Um dos melhores momentos do dvd e ainda contamos com a figura radiante de Frank Zappa no centro do palco, assemelhando-se a um grande goivo diante do seu s�q�ito anestesiado pelo b�rbaro solo de guitarra, vale destacar a exuberante performance vocal de Belew, estilo que levaria para o King Crimson logo adiante. Uma pausa para apresentar a celebra��o dos f�s diante de um show de Frank Zappa em 'New York's Finest Crazy Persons' para adentrarmos em algumas particularidades do g�nio americano em 'The Way The Air Smells... ' com destaque para sua intera��o com um acorde�o numa loja de instrumentos musicais. Na sequencia temos um n�mero de puro virtuosismo, algo que nos faz admirar muito os m�sicos que acompanham Zappa, as linhas improvisadas de baixo e teclados tornam 'Pound - Bass & Kybds Solo' o show um deleite para quem espera exatamente isso de um evento com essas feras. A musicalidade flui sem fronteiras e n�o estamos apenas diante de demonstra��es t�cnicas, existe muita melodia, principalmente no set final em que Tommy Mars toca dois teclados ao mesmo tempo e ainda faz os vocais, simplesmente maravilhoso. Ap�s esse solo alucinante de teclados, temos uma deixa muito elegante para 'In You Rap/Dedication' com Frank Zappa agu�ando a plat�ia com o questionamento 'How do You feel with Rock and Roll' e a n�tida associa��o com o sexo, criticando aqueles que encaram o sexo/amor como o fim do mundo, como o fim das pessoas, para ele sexo � o in�cio de tudo e deve estar em primeiro lugar! O problema � o corte musical para termos que aturar a boneca infl�vel novamente. O ensaio geral � tocado em 'Managua/Police Car/Drum Solo' com a presen�a marcante do percusionista Ed Man arrebentando, o restante � um mero teatro de horrores, ali�s, sempre que o vocalista Roy Estrada aparece o neg�cio fica muito bizarro, s� mesmo para admiradores inveterados. Assim que ele sai de cena a m�sica rola solta, dessa vez com Terry Bozzio dando as cartas com extrema velocidade, uma de suas marcas inconfund�veis, al�m do magistral jogo de pratos. Aqui cabe uma advert�ncia para aqueles que pensam um dia em tocar bateria, se o cidad�o assistir a esta performance provavelmente ir� optar por tocar outro instrumento, a emendada em 'Disco Boy' � perfeita e mesmo a m�sica sendo excelente, dif�cil n�o dar aten��o para o casal de g�ticos que interage com Zappa, rola de tudo no ofert�rio: hamster, papel higi�nico e at� uma ab�bora. 'Give People Somewhere To Xscape Thru' volta ao est�dio, aqui j� podemos pontuar como algo meio fora de esquadro, pois a m�sica no palco � muito boa para as interrup��es e loucuras do document�rio, salvo aqueles que sentem profunda curiosidade pelo universo de Frank Zappa, a maioria se atenta mais na parte musical, que deixando-se de lado, perde em qualidade o dvd. Voltamos ao palco para a maravilhosa interpreta��o de 'King Kong/Roy's Halloween Gas Mask', a introdu��o � arrebatadora com um solo de xilofone sensacional, vale tamb�m citar o inusitado sax incidental executando alguns cl�ssicos da bossa nova brasileiras somente com a boca pelo trombone man. A normalidade retorna com um n�mero bem calminho, a suave 'Bobby Brown Goes Down', � senhores, Zappa tamb�m � bom nisso, mas sempre com muita ironia, afinal de contas, em se tratando dele, nada � de gra�a! A seguir, mas um corte para mostrar a conviv�ncia dos m�sicos no camarim, algo que como explicitado num ponto anterior, n�o � do meu agrado. 'Conehead/All You Need To Know' � um desfile de bl�-bl�-bl� e posturas lun�ticas, dif�cil de acreditar que tais pessoas s�o capazes de produzir m�sica em t�o alto n�vel, Adrian Belew se mostra um completo imbecil, algumas passagens s�o t�o estapaf�rdias que soam totalmente artificiais, dando a entender que aquelas loucuras s� acontecem por estarem sendo filmados, por incr�vel que pare�a a figura mais s�bria � mesmo Frank Zappa. 'I'm So Cute/Entertainment All The Way' mais uma vez apresenta de forma insistente as mesmas anima��es vistas antes com a m�sica de fundo, uma das que menos gosto por sinal, sem teclados, batida e vocais meio punk rock, n�o, definitivamente n�o me apetece. Voltamos a apresenta��o em Nova York com 'Titties 'N' Beer/Audience Participation/The Black Page #2 & The Dance Contest', mais uma vez no palco Zappa inicia sua louca panfletagem em forma de narra��o desvairada para del�rio do p�blico, pelo menos ao fundo rola uma baita sonzeira com muitos teclados. Esta � a passagem mais longa do dvd, totalizando 15 minutos, com direito a um duo de vocais teatrais entre Zappa e Bozzio. O rock and roll fren�tico do genial Zappa volta � tona com a execu��o do n�mero 'Jones Crusher', seria excelente se o dvd destinasse mais momentos como esse, ao inv�s da perda de tempo nas bobagens das grava��es e camarins. S� pra se ter uma id�ia, esta � somente a segunda m�sica em toda obra que Zappa pega na guitarra... Esta sonzeira continua com 'Broken Hearts Are For Assholes', aqui com Bozzio novamente comandando os vocais de forma irada, at� que sua pegada vocal cai bem pra esse tipo de m�sica mais intensa e com estas letras absurdas, na seq��ncia Zappa inicia novamente os vocais em tom de narra��o, nesse ponto a musicalidade da banda regride pra quase nada, afinal todos precisam parar as aten��es para o di�logo do guitarrista com o p�blico, s� que ap�s duas horas de dvd, fica complicado ter paci�ncia para aturar essa fala��o, assim 'Punky's Whips' nos seus doze minutos tornaria-se enfadonha se do meio em diante o grupo n�o resolvesse emendar numa das grandes seq��ncias do show, com teclados espetaculares, a bateria desenfreada de Bozzio e muitos solos de guitarra com Belew e Zappa, ficando a n�tida impress�o de que m�sica para essa turma � apenas uma brincadeirinha que eles fazem somente para se divertir, tamanha facilidade e desenvoltura para executar n�meros complexos com in�meras improvisa��es, quebras de compasso e desvarios no palco. A se destacar o Bozzio neste n�mero, parece endiabrado, beijando as baquetas, fazendo caretas, cuspindo a todo instante, olhos esbugalhados, nem se dando conta que Zappa estava apresentando o grupo para encerramento do show. Como ocorre nestes eventos importantes, � claro que o grupo retorna de imediato ao palco para uma rodada de bis, o registro em 'Thank You/Dinah-Moe Humm' � impressionante, j� que ap�s o agradecimento ao p�blico, a banda arrega�a enquanto Zappa vai pra plat�ia encontrar as 'criaturas' bizarras que perpassaram durante o show, inclusive a g�tica Angel que est� completamente alucinada, mal se ag�entando em p�, soltando o cabelo do guitarrista, parece que ele sente alguma afinidade ao lado dela, coisa pra louco mesmo, at� porque enquanto rola toda essas situa��es dantescas, o grupo parece alheio tocando sempre com alto teor de qualidade. Para sacramentar o melhor momento do dvd, o som n�o cessa com a genial 'Camarillo Brillo/Muffin Man', agora com uma galera no palco, os ilustres 'convidados' do mestre Zappa que � ovacionado ao extremo, quase uma celebra��o ritual�stica. A gaita tocada por Adrian Belew cria um efeito clim�tico muito agrad�vel com o momento do show, permeado por cada virada do Bozzio que chega a assustar. O solo final de guitarra de Frank Zappa paga o dvd, faz-nos esquecer os momentos que n�o rolaram m�sica, simplesmente maravilhoso, um completo �xtase! 'San Berd'ino' mant�m o n�vel musical nas alturas... O melhor solo de guitarra de Frank Zappa, acompanhado por uma base ao baixo de Patrick O'Hearn esplendorosa, ocorre em 'Black Napkins', grande m�sica. A rigor, o show de fato rola mesmo nos �ltimos 45 minutos do dvd, o maior problema reside na transmiss�o desse filme na �ntegra para dvd, o que muitas vezes torna-se invi�vel assisti-lo em sua plenitude, por conta da longa dura��o de duas horas e meia, com v�rios momentos realmente descart�veis. Seria interessante uma reedi��o em que colocasse o show na �ntegra, deixando os momentos de descontra��o nos camarins, bem como a produ��o nos extras, isso tornaria a tarefa mais f�cil para aqueles que est�o interessados somente na musicalidade do Zappa. Os encartes que acompanham o dvd com v�rias reportagens da �poca ajudam a entender o impacto do filme na ocasi�o do seu lan�amento. Nos extras surgem os traillers para a apresenta��o do filme no cinema, al�m de uma curta apresenta��o do show antol�gico no Roxy em 1973 com o grupo The Mothers Of Invention. Enfim, trata-se de obra fundamental para todos os admiradores inveterados do mestre Frank Zappa, por apresentar de forma transparente o universo do mesmo, para os n�o iniciados em Frank Zappa recomendo um show de fato, sem interrup��es, pois o n�vel musical de Zappa � t�o elevado que provavelmente quebrar� qualquer restri��o no que tange as caracter�sticas bizarras do seu universo particular, fazendo dessa forma com que tal obra 'Baby Snakes' seja um pouco mais palat�vel em caso de uma audi��o posterior. |