Yes |
Inglaterra |
![]() | |||||||||||
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Gibran Felippe | Nota:9.5 |
O projeto �Keys To Ascension� encampado pelo Yes nos anos noventa foi constitu�do por uma s�rie de concertos nos Estados Unidos e tamb�m pela
produ��o de rico material em est�dio, trazendo mais uma vez a reuni�o de uma forma��o que havia se juntado, de forma integral, pela �ltima vez ao fim da d�cada de setenta. O encontro desse time antol�gico que tantos bons servi�os havia prestado � m�sica de qualidade, mais uma vez produziu um grande rebuli�o no meio, principalmente porque o show realizado em San Luis Obispo na Calif�rnia contou com um set list escolhido pelos admiradores do grupo, dessa forma, grandes cl�ssicos que j� n�o vinham sendo executados h� muito tempo, passaram de imediato a fazer parte da lista, tais como a maravilhosa �Turn Of The Century�. A forma��o aqui, respons�vel por levar milhares de f�s de todo o mundo � Calif�rnia � cl�ssica: Jon Anderson � vocais, guitarras e harpa, Steve Howe � guitarras, Chris Squire � baixo, Rick Wakeman � teclados e Alan White � bateria. �Keys To Ascension II� chegou �s prateleiras na forma de cd duplo, mais tarde ocorreu o lan�amento tamb�m em dvd. O primeiro disco mostra uma parte da apresenta��o realizada em San Luis Obispo, sendo integralmente ao vivo e o segundo apresenta cinco composi��es de est�dio. A apresenta��o ao vivo acredito ser espetacular, n�o imaginava ver uma banda t�o envolvida, t�o afiada, com enorme sinergia e entrosamento entre os cinco integrantes. Fizeram um show inesquec�vel, inclusive produzindo novos arranjos para alguns cl�ssicos, o que dizer do piano de �Time And A Word�? O que j� era bom no passado, ficou ainda melhor, de um lirismo que acaba sinceramente arrepiando e aquele agradecimento que Jon Anderson faz ao t�rmino da m�sica, produz a rea��o espont�nea do p�blico de ovacion�-lo, pois assim como os que l� estavam, creio que o agradecimento maior ainda surge por parte dos f�s diante de um show t�o requintado e memor�vel. Acho interessante diversos coment�rios que leio a respeito desse projeto do Yes, muitos relacionam o retorno dessa forma��o � um mero golpe de marketing, j� que a fase Rabin tinha terminado e ficou uma d�vida no ar se a banda seguiria a sua jornada ou se findaria de vez por conta do fim dessa longa fase Rabin e nada mais apropriado que uma nova reuni�o para angariar capital e deixar todos felizes. Respeito a opini�o daqueles que pensam dessa forma, mas vejo os fatos de forma completamente distinta, � verdade que o Yes pode ter feito ao longo de sua vasta carreira in�meras jogadas de marketing com alguns trabalhos irregulares e o constante lan�amento de in�meras colet�neas ao longo das d�cadas e at� os dias atuais ainda nos deparamos com algumas delas, principalmente no tocante a lan�amentos em dvds. Mas em �Keys To Ascension�, as coisas foram diferentes do encontro em �Union�, por exemplo. O esmero da banda foi muito grande, n�o � f�cil para um grupo de pessoas consagradas e com trintas anos de carreira passar horas a fio ensaiando m�sicas complexas e que estavam relegadas ao passado para um show com impressionante riqueza de detalhes, a palavra que se encaixa muito mais adequadamente que marketing � tes�o! A verdade � essa, o Yes estava com tes�o nesse projeto e como disse anteriormente realizou uma apresenta��o memor�vel. Esse tipo de retorno o seu grande par, o Genesis, vem tentando h� mais de trinta anos sem �xito. Outro ind�cio de que o marketing n�o estava em primeiro plano, est� no fato da banda ter produzido um bom material em est�dio, com duas grandes su�tes e outras m�sicas de boa qualidade, n�o se reservando apenas aos shows. O Yes, no meu entendimento, conseguiu provar que a fonte n�o havia secado, como muitos imaginavam! O destaque no primeiro cd reside na interpreta��o de dois grandes cl�ssicos: �Close To The Edge� e �Turn Of The Century�. Steve Howe conseguiu efeitos impressionantes ao longo dessas duas m�sicas e ainda destaco o bel�ssimo solo que fez em �And You And I�. Rick Wakeman por sua vez, n�o deixou por menos e em �Turn Of The Century� sua participa��o foi magistral com toques extremamente emotivos e l�ricos, essa foi outra que superou a vers�o de est�dio, ficou um primor. Outro aspecto a se destacar � a for�a vocal de Jon Anderson, apesar do inclemente passar do tempo, a sua voz continua um a�o e cantar �Close To The Edge� com tanta empolga��o e precis�o n�o � f�cil. No segundo cd, temos em �Mind Drive�, provavelmente, a melhor composi��o do Yes desde �Awaken�, sem qualquer exagero, perfeita do in�cio ao fim, nos seus quase vinte minutos, com todos os atributos que fizeram o nome do Yes. Possui variedade de melodias, mudan�as de tempo, estrutura musical complexa, in�meros timbres de guitarras e teclados. A introdu��o no viol�o de Howe � muito bela, sendo acompanhada de forma suave por Wakeman, at� a entrada da bateria de White que imprime uma tensa dramaticidade � m�sica que segue, dessa forma, at� a entrada triunfante dos vocais de Jon Anderson. Lamento ainda n�o ter ouvido essa m�sica ao vivo! �Foot Prints� mant�m o alto n�vel da sequ�ncia em est�dio, aqui j� tenho a certeza de que n�o estou diante de um Yes amarfanhado pelo tempo, de que �Mind Drive� n�o ocorreu por uma inspira��o ef�mera. Aqui quem d� o tom � Squire com uma maravilhosa linha de baixo, ficando mais evidente momentos antes da entrada do refr�o, a de se destacar tamb�m a presen�a de Wakeman, que ao contr�rio de outros trabalhos, teve participa��o intensa no projeto de est�dio, inclusive fazendo parte de algumas composi��es, a sua altern�ncia nessa m�sica entre grand piano e sintetizadores � impressionante, com v�rios solos fant�sticos durante o desenvolvimento da mesma, n�o nos poupando de toda sua genialidade. �Bring To The Power� � considerada por muitos como a melhor m�sica desse segundo cd, realmente � bel�ssima tamb�m. Possui introdu��o ac�stica e vai crescendo aos poucos, tomando forma completa com a entrada dos vocais de Anderson. Segue de uma forma moderada com o dinamismo do baixo de Squire e diversas incurs�es de viol�es, sendo que na metade da m�sica Howe troca as violas pela guitarra e passa a ser acompanhada pela for�a dos sintetizadores de Wakeman em grande momento. H� de se destacar tamb�m a variedade de efeitos produzidos pela bateria de White. A quarta m�sica lembra muito os bons momentos solos de Jon Anderson, denominada �Children Of Light� e possui assinatura do renomado Vangelis em seu primeiro movimento, possuindo uma base de piano muito bela executada por Wakeman. Por fim, temos �Sign Language� fechando o cd de forma muito apropriada com Wakeman mais uma vez nos bridando com leves toques ao piano, seguido por uma guitarra inspirad�ssima de Howe. �Keys To Ascension II� � uma aut�ntica overdose do bom Yes, com cl�ssicos e novas m�sicas, trabalho altamente recomendado para que de fato admira o grupo e sentia saudades desse time novamente criando algo de qualidade. |