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King Crimson, o Rei Escarlate (2007-06-22)

Amyr Cantusio Jr




Muitos poderiam indagar o porque desta matéria e destaque para este grupo.
Acontece que esta é uma das mais ecléticas,estranhas e competentes bandas do rock progressivo anos 60-70.Aliás é mais um Projeto do guitarrista e mentor inglês Robert Fripp, o qual varia o time de músicos a cada disco.
Mas sua bizarra performance de guitarras angustiantes e frenéticas lhe dá um destaque único na história do rock.Até Hendrix, empolgado com o primeiro show da banda em 1968 (A Court of Crimson King) foi cumprimenta-lo no palco dizendo:
"Amigo, toque minha mão esquerda, pois está mais próxima de meu coração".
Fripp é um iniciado no quarto caminho (Ordem Sufi Oriental) que se expandiu na França através do Mestre Gurdjieff.
Além do mais possui conhecimento de ocultismo e esoterismo, o qual permeia as obras do Crimson.
Para se escutar um disco, por exemplo, Larks Tongues in the Aspic aconselho ao ouvinte desavisado se preparar para o terreno sinistro e experimental.
Aliás este disco deu origem e foi com certeza referencial das futuras bandas de R.I.O. Music como Univers Zero e Art Zoyd.
Uma fórmula maravilhosa é você adquirir o exemplar INFERNO (de August Strindberg séc. XIX))é ler o livro todo ao som deste disco em especial, como eu mesmo fiz!
O casamento é perfeito. A faixa Easy Money é um monumento.
Além do mais, as outras obras do Rei Escarlate são fenomenais, desde o primeiro álbum citado acima(A Court....)passando por Wake of Poseidon , Starless and Bible Black, Lizard, Red, e incluindo ainda a segunda fase da banda como Three a Perfect Pair ou Beat, entre outros.
Geralmente o batera principal que cai como uma luva na banda é o virtuose Bill Bruford.No baixo e vocal o ótimo John Wetton.
Na segunda fase o convidado especial é o exímio guitarrista e vocalista Adrian Belew.
Grandes nomes passaram pelo grupo como Ian Mc Donald((teclados) , Mike Giles( fantástico batera) , o percussionista maluco Jaime Muir, David Cross nos violinos , Greg Lake nas cordas vocais e violões,o fantástico baixista Tony Levin na fase atual e ainda o letrista Pete Sinfield, que era um Bob Dylan para a época influenciando Gênesis, Le Orme e E,L&P.
O baixista falecido recentemente Boz Burell,o baterista incrível do Greenslade , Andrew Mc Culloch ,e o vocalista do Yes ,Jon Anderson (ambos num dos mais significativos álbuns do grupo, Lizard)
Fripp disse esta frase abaixo à imprensa, indiferente as críticas idiotas e destrutivas por causa de seu temperamento fechado,quieto, e da sua música complexa e metafísica:

"Nossa música tem uma autoconsciência mais aguda; visa provocar reações na cabeça e coração, e não nos pés"

Acrecento eu mesmo que Rei Escarlate faz uma música cerebral e espiritualizada, e não uma música intestinal.
Fripp trabalhou com Brian Eno e Steve Reich na música minimalista e experimental, desenvolveu um aparelho que é denominado por ele de "frippertronic" (um sintetizador de guitarras) e fundou toda uma escola de guitarristas,incluindo dois grandes admiradores seus, Steve Hackett (Gênesis) e Steve Howe (Yes).Precisa falar mais? Mesmo assim, o Rei Escarlate ocupa lugar entre os "malditos" e "undergrounds" até hoje ,junto com grupos como Gentle Giant ou Van Der Graaf Generator.
Pra finalizar, uma de suas letras que exprime bem o coração sangrento do Rei ( I Talk to the Wind):

"Olhando para dentro
Mais confusão
Desilusão ao meu redor
Por isto eu falo com
O Vento...."

Indico ainda três músicas que são um marco do Mestre Fripp nos solos de guitarra com as camas de mellotron,de chorar mesmo, são: Night Watch ,Epitaph e Starless.
Mas quer um conselho?Adquira a obra toda, que realmente vale muito a pena. Long Live to the King!!!
Até mais....


Fonte :Publicada originalmente na revista Valhala, re-publicacao da mesma neste espaço autorizada pelo autor


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