Artigos e Documentários

Brian Eno & Electronic Universe (2008-01-13)

Amyr Cantusio Jr


UNIVERSOM

Brian Eno & Electronic Universe

A.C.J. Valhalla


Demorei um pouco pra chegar aqui ,nas praias onde as águas do rock se dividem, e alçam vôos distantes para outras dimensões do universo estrutural convencional do mesmo.

Brian Eno jamais poderia deixar de ser citado como um dos grandes Gurus e Mentores de várias bandas ecléticas do rock, seja na área progressiva, experimental ou eletrônica.

Este monstro nasceu na Inglaterra em 1948.Seu verdadeiro e extenso estranho nome é Brian Peter St.John Lê Baptiste de La Salle Eno (pasmem!!)

Eno se lançou nos dois primeiros LPS do Roxy Music em 1972, criando toda a atmosfera eletrônica e bizarra da banda. Com incompatibilidades com outro mentor e líder, o vocalista Brian Ferry, acabou deixando o grupo.

Um dos grandes lances de Eno foi se juntar ao genio de Robert Fripp (King Crimson) e lançarem dois LPS que são indicados somente aos "cabeças abertas".Em especial o disco "No Pussyfooting" de 1973. Eno é especialista em tratamentos eletrônicos, loops de synths e gravadores de rôlo, além de realizar atmosferas densas e viajantes.Deu a idéia ao Fripp da criação de sua máquina sintetizada para guitarras denominada de Frippertronics.

Fez inclusive tratamentos em instrumentos acústicos e sinfônicos, lançando em sua discografia básica(vide no final da matéria) mais de uma dezena de trabalhos fantásticos aos apreciadores de eletrônico, ambiente e avant garde music.

Trabalhou com Peter Gabriel dando sugestões de pauta na bela música do Gênesis setentista, com Pete Sinfield (letrista do Crimson) ,com David Bowie, David Byrne( Talking Heads), além do grande projeto eletrônico de Cluster & Eno ( Cluster era um duo formado pelos alemães Moebius e Roedelius) onde lançou vários LPS pela gravadora Sky Music.

Foi um dos pioneiros no que se denominaria hoje World Music, com o fenomenal disco "My life in the bush of Ghosts"de 1981,onde Eno faz ,com Byrne, todo um trabalho de guitarras e percussões atmosféricas, montado em samplers gravados na Arábia Saudita e África .

Brian Eno, assim como Edgar Froese, Klaus Schulze, Chris Franke, Kitaro, Vangelis e Larry Fast( entre outros) é referencial obrigatório no rock lisérgico experimental ,espacial e eletrônico.

Segue abaixo alguns discos do Mestre :


Obscure Records Works:
(na realidade 10 trabalhos atmosféricos e experimentais feitos na década setentista ,numerados )

Eno &Cluster (77) , After the Heat (78)

Eno &Ambient:

Music for Airports(78), The Plateux of Mirror (com Harold Budd, 1979,imperdível ! )On Land (82)

Here comes the warmJjets(74), Taking Tiger Mountain (75), Another Green World (75), Discreet Music(75),

Before& After Science(77), Music for Films( 78), Evening Star (com Fripp 76) .


Progbrasil