Quando se cita o Canterbury Rock, imediatamente o termo remete-nos ao lendário grupo Soft Machine, com seu som misto de jazz experimental e rock progressivo.
Mas tudo começou girando em torno da mítica figura do compositor, letrista e poeta Daevid Allen (1938).
Para se ter uma idéia do porque este cara ter sido expulso e extraditado de vários países europeus, vamos a um trecho de sua entrevista à um Jornal Australiano:
"Meu pai era um homem sensível , mas aculturado,embora muito bem sucedido nos negócios mobiliários.
Esta postura sistemática materialista foi base do que se tornou o centro temático de minha rebeldia contra o sistema.Os homens que faziam parte dos negócios mundanos e grosseiros de meu pai, eram fúteis,acéfalos e insultavam ou diminuíam todas as belas coisas da vida"
Allen participou de shows com projeções de slides, mentalizados pelo poeta inglês Wiliam Burroughs ( que criou o nome Soft Machine), que foi levado aos palcos no inicio dos anos 60 , com o show Poets Machine.
Para encurtar o tema e se chegar aos finalmentes, o estudante de Canterbury e baterista Robert Wyatt foi ao encontro de novas experiências ao lado do grande mentor Allen.Em 1963 fundaram juntamente com Hugh Hopper e Mike Ratledge , o básico pré Soft Machine, chamado Daevid Allen Quartet.
Daí vem muita história com a formação em paralelo de outra escola de jazz experimental , o Wilde Flowers (63-65).Contratando outro batera (Richard Coughlan) mandaram Wyatts pros vocais.Importante citar que no Wilde Flowers outro gênio já estava inserido, o guitarrista Richard Sinclair, que viria a fundar outro marco em Canterbury, o Caravan, além de passar pelo Hatfield&The North e Camel.
Em 1966 Allen chegando de Paris, fundou a primeira formação do Soft Machine , com Wyatt nos vocais e bateria além dos descritos acima, e lançaram em 1967 o primeiro compacto britânico chamado "Love Makes Sweet Music"(lado A), e no lado B a marca experimental já do Soft Machine com a faixa "Feelin"Reelin"Squealin".
Destacando que nesta época, pasmem, o Pink Floyd e o Soft Machine se apresentavam nos pubs underground juntos, como no UFO'S e na ROUNDHOUSE.
Quando abanda partiu para o Festival de Edimburgo, Allen foi barrado pela policia inglesa que temia por seus protestos e inteligencia revolucionários.Allen foi deportado para a França e o Soft Machine perdeu sua estrela. Allen por sua vez fundou o magnífico Gong , ao lado de músicos fantásticos como Tim Blake(teclados), Steve Hillage (guitarras e vocais) e o falecido monstro da bateria, Pierre Moerlen.
Das uniões e dissoluções destas 3 bandas, surgiram os filhotes da Canterbury Wave, como o Caravan, o Matching Mole , Hatfield and the North e National Health ,entre outros.
Sonzaços altamente metafísicos e experimenatais, fusions e lisérgicos.
Agora é realmente convencional que todos grupos que fazem um jazz rok progressivo são denominados herdeiros da Canterbury Old School.
Para terminar, cito alguns álbuns referenciais deste movimento e deixo aberto à pesquisa este tema tão importante dentro do rock.
Confiram estes CDS :
SOFT MACHINE (Softs), (Third), (Fourth),(Fifth),(Sixth),(Seventh), Bundles, entre outros.Os primeiros trabalhos deles seguiam uma linha mais acid- psico- rock.
GONG (Shamal),( Angels Egg), (Cambért Eletrique) ,(You),(Flying Teapot), (Gazeuse).
CARAVAN (primeiro 1968) ,(In The Land of Grey and Pink), (Waterloo Lily)
HATFIELD&THE NORTH (primeiro 1974), (Afters), (Affinity)