Artigos e Documentários

KLAUS SCHULZE SPECIAL - Live Germany (2008-03-13)

Amyr Cantusio Jr


KLAUS SCHULZE SPECIAL

Live Germany

Klangart Festival

(Osnabruck 9 de junho de 2001 )



Versão traduzida do inglês por Amyr Cantusio Jr





Para iniciar esta matéria, e o que me levou a realizar tal empreendimento, devo citar dois fatos:

1-) Em 1991 fiz uma gravação a qual armazenei num MD.Por motivos desconhecidos, ela desapareceu auditivamente do mesmo, apesar de digitalmente constar lá! Eu tive um amigo na Holanda chamado Hans Vissers, engenheiro botânico fissurado em eletrônica e fan do Alpha III.

Falei do ocorrido, e ele me pediu pra enviar o MD, pois iria encontrar um dos técnicos de Klaus Schulze (Tobias Sudhoff)que poderia resolver a questão.Neste meio tempo, Hans levou trabalhos meus para a Revista Eletrônica Holandesa Klem (de Frits Cowemberg).

Lá tive resenhado vários álbuns oficiais e extra oficiais meus, ao lado de grandes nomes do eletrônico internacional.



2-)Exatamente após a resolução do problema por Sudhoff(mais de um ano),aliás o disco inédito meu chamado "Grimorium Verum" (agendado para ser lançado pela Rock Symphony), Frits Cowemberg foi ao Klangart Festival cobrir para a Revista Klem o som de Schulze.Eu recebia todas as matérias em casa.Como fan de Schulze, peguei em inglês, de primeira mão, detalhes que vocês se deliciarão aqui,pois se trata de uma raríssima oportunidade ao Universo Schulze.Um presente meu para o site da Progbrasil !

Boa leitura.





(Frits Cowemberg & Wouter Bessels)



Cheguei em Onasbruck para a única apresentação de Schulze naquele maravilhoso sábado de 9 junho de 2001.

Schulze estava checando sem qualquer problemas sua aparelhagem.Um equipamento de cair o queixo.Todas as coisas estavam certíssimas.Schulze não queria um som alto, mas denso, ao nível de 100hz para os baixos.

A sala acústica era especialmente bem dotada para isto.A entrevista a seguir, fiz após, com Shulze no hotel.Ele estava muito nervoso.Estava apreensivo pois disse que tudo estava muito certo, muito maravilhosamente equilibrado, que na hora do concerto talvez algo desse errado!

A ENTREVISTA

O que não aconteceu para nossa eterna felicidade.Nós estávamos curiosos com o programa.Schulze disse:

Esta noite vocês ouvirão o que tenho feito sempre.E um trabalho novo da minha última caixa de CDS especial "Are you Sequenced"?.

No segundo set, o violoncelista Wolfgang Tiepold me acompanhará, já que ele participou comigo em 1978 junto a uma orquestra sinfônica , e nos meus solos "Dune", "Trancefer" e "Audentity"

Também perguntei a Schulze sobre seus novos projetos.Ele me disse:

Eu tive reformado todo meu estúdio novamente.Agora eu tenho usado uma grande tela e mais dois monitores reflexivos que ficam junto a mim nas apresentações.

No lado musical, meu último trabalho foi a caixa com 10 CDS chamada "Contemporary Works 1",e como produtor, de dois projetos, o AlphaVille e o Solar Moon System (SOS).

Também aproveitei a deixa para perguntar sobre seu suposto encontro secreto com o pessoal do Pink Floyd, já que os rumores eram certos.

Shulze disse:

Eu estava trabalhando com The Orb, e eles conheciam o pessoal do Floyd.Disseram pra mim que eles fariam dois shows em Hannover.

Fui pra lá, e quando me deparei com o tecladista já dei meu primeiro furo:

-Hey!! Tony Banks!!...Depois que me lembraram que era o Rick Wright....

Bem, após isto, passei agradáveis momentos com Gilmour, Wright e Mason, que disseram ser fans de meu trabalho e possuir muitos de meus discos.



O SHOW



As 8:00 hs pontualmente Klaus entrou na sala debaixo de uma salva de palmas, já que haviam fans de todos os locais da Europa.

Schulze abriu com uma jam de 45 minutos dividida em duas partes.A primeira, com um contra-ritmo ,muito melodiosa, onde ele nos presenteou com um longo solo de Mini-Moog.

Após o solo, tudo voltou ao clima denso e vagaroso tradicional de suas peças.Voltou novamente ao Emulator e fez um dos mais maravilhosos solos de oboé sintetizado que já ouvi, sobre uma cama de sequencers arpejados!Tudo num clima muito clássico, erudito.Na segunda parte ele iniciou num EMS Synth, analógico e velho, e alguns samplers de flautas.Os sequencers começaram e a coisa se tornou uma bela e densa atmosfera.A percussão eletrônica foi subindo lentamente até alcançar uma fantástica performance e clima!

Depois, entra Tiepold no cello, com Klaus usando somente o seu Emulator, sem sequencers, para o belo realce do arco.

Após longo aplauso, voltaram e fizeram mais uma incrível e indescritivel jam, baseada numa das faixas de seu Box "Ultimate Edition" chamada "Time Goes By".Schulze adicionou momentos obscuros e experimentais, com percussões e espectros sonoros totalmente diferentes.Nada fácil para se descrever!

Após isto, Schulze sob grandes aplausos, saiu, e voltou calmamente, sentou-se ao chão de frente para a platéia, que deliciada, expunha seus LPS e CDS para ele autografar.

Uma noite inesquecível !!!


Progbrasil