Artigos e Documentários

ALPHA III – música eletrônica e rock progressivo brasileiro (2008-03-30)

Eloy Fritsch


Por Eloy F. Fritsch







Nascido em Campinas em 1957, Amyr Cantusio Jr. é músico, compositor, multi-instrumentista e ilustrador da capa de álbuns lançados pelo seu projeto pioneiro Alpha III. Atuou como coordenador cultural de Campinas e foi agraciado com a Medalha Carlos Gomes (Campinas / Câmara dos Vereadores) por representar sua cidade natal em outros países através de seus vários álbuns lançados no exterior. Sua carreira musical iniciou em 1974, com o projeto musical Spectro, sendo premiado pelo melhor arranjo/composição no festival MPB do Estado de São Paulo (Projeto Guarani). Em 1983, iniciou o Alpha III, seu principal projeto, lançando neste mesmo ano o primeiro LP intitulado Mar de Cristal.





Amyr Cantusio Jr. é compositor, multi-instrumentista, letrista e ilustrador

das capas do projeto Alpha III.





Ao lado do Terço, Saecula Saeculorum, O Som Nosso de Cada Dia, Sagrado Coração da Terra, o projeto Alpha III foi um dos pioneiros no rock progressivo nacional. Ao todo, a discografia do Alpha III é formada por 15 CDs e 7 LPs, muitos deles lançados na Europa. Alguns álbuns foram lançados originalmente em tiragem limitada e estão fora de catálogo. Outros como o Voyage to Ixtlan e Spectro já foram relançados no Brasil.



Sua música é influenciada basicamente por tecladistas e grupos que alcançaram o sucesso na década de 1970 tais como: Keith Emerson, Rick Wakeman, Jean-Michel Jarre e Tangerine Dream. A sonoridade do Alpha III é baseada em teclados eletrônicos e sintetizadores. Certos álbuns como Cosmic Meditation I e II, Protheus, Seven Spheres, Agartha, Ruinas Circulares e Temple of Delphos são predominantemente eletrônicos com influência do minimalismo, outros tendem ao rock progressivo e utilizam formação instrumental em trio: baixo, bateria e teclados.


Os teclados e demais instrumentos são gravados no estúdio pelo próprio compositor utilizando a técnica de overdub. Ao vivo o músico costuma apresentar seu repertório de composições utilizando o acompanhamento de baixo e bateria. Dependendo do repertório, costuma realizar apresentações solo com teclados eletrônicos.



Amyr utilizou uma grande quantidade de instrumentos durante os 25 anos de realizações do projeto Alpha III. Alguns dos principais, utilizados em gravações, foram: Sintetizador Yamaha CS-30 L, Sintetizador Yamaha CS60, Farfisa organ, Hammond organ, electronic drums Yamaha RX-5, Korg DW 8000, KORG Poly-60, Korg FD 01/W , Moog Sattelite I, Taurus Moog pedals, Yamaha PSR 70, Yamaha PSR 500, Yamaha PSR 520, Piano Bechstain , Piano Yamaha, Piano Steinway, Fender Rhodes electric piano, Korg Trinity Synth, Yamaha Synth SY-77, Mellotron 200, Yamaha DX-7, Yamaha DX-10, Elka Rapsodhy Strings Quartet, Sintetizador Casio CZ1000, Pedais processadores BOSS.







Yamaha CS-60 – Um dos teclados mais usados nos primeiros LPS do projeto Alpha III.







O conteúdo lírico metafísico está presente nos álbuns do Alpha III. Ao longo de sua carreira musical, Amyr Cantusio Jr. foi influenciado pela filosofia budista, escritores e filósofos como Castañeda, Poe, Dante, Platão e Sócrates.

Além do projeto de rock progressivo eletrônico, o músico também compôs trilhas sonoras para curtas metragens e documentários, entre eles os filmes infantis (CAPI), trilhas para o AIDS CONGRESSO BRASILEIRO, Faculdades UNIMEP e UNICAMP. Foi técnico em programação de sintetizadores e representante de órgãos e sintetizadores realizando workshops para a Yamaha do Brasil e Toledo Musical Center.

Amyr contribuiu para o desenvolvimento do rock progressivo no Brasil. Ajudou a projetar o Brasil na cena progressiva internacional, organizou eventos e ajudou a fundar a primeira gravadora brasileira especializada em rock progressivo, a Faunus Records, em 1986, que lançou o segundo LP do Alpha III, o Sombras.





DISCOGRAFIA:





LPS



Mar de Cristal (1983)



Sombras (1986)



Agartha (1986)



Ruínas Circulares (1986)



Temple of Delphos (1987)



The Aleph (1989)



The Seven Spheres (1991)







CDS



Voyage to Ixtlan (Italia, 1993)



The Edge of Vortex (Italia, 1995)



-------------------------------------------------------



Acron (Brasil, 1998)



Temple of Dragon (Brasil, 1998)



Cosmic Meditation I (Brasil, 1998)



Cosmic Meditation II (Brasil, 1998)



----------------------------- -----------------------





Pangea (Collection from World) (México, 1998)



Oasis (World Oriental Music) (Brasil, 1998)



The Aleph (Remaster Japan CD) Rio de Janeiro & Japão



Grimorium Verum (Brasil, 1999)



Gates of Thelema (Brasil, 1999)



Voyage to Ixtlan – relançamento (Brasil, 1999)



Tenebrarium (Brasil, 2000)



Infernus (Brasil, 2000)



Protheus (Brasil, 2001)



Lord of the Abyss (2001) ---------------------







Spectro - relançamento (Brasil, 2002)



------------------------------------------------------





Shades of Windows (Itália, 2002)







Apesar da maioria dos álbuns lançados pelo Alpha III estarem fora de catálogo, alguns podem ser adquiridos nas lojas especializadas em Rock Progressivo como a Rock Symphony no site www.rocksymphony.com . Também é possível realizar pedidos dos CDs pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] .


Fonte :Eloy F. Fritsch - Materia publicada na revista Teclado, edicao 133


Progbrasil