Marillion

Inglaterra
www.marillion.com

Titulo: Recital Of The Script
Ano de Lançamento: 1983
Gênero: Neo-Progressivo
Gravadora: EMI
Número de catálogo:
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  Revisto por: Gibran Felippe Nota:10.0
Discoteca b�sica, fundamental.

A capa do 'Script For A Jester's Tea' salta na tela de introdu��o do dvd, no quadro passa a foto de cada um dos integrantes desta lend�ria banda dos anos oitenta. Depois o corte para o palco do Hammersmith Odeon, em Londres, para o antol�gico show realizado em 1983, marcante por ser o princ�pio da caminhada junto ao estrelato. A abertura com a m�sica t�tulo do �lbum de estr�ia da banda apresenta, ao p�blico, todas as armas do Marillion, vocais agressivos e, sobretudo, emotivos. Solos de guitarra entrecortados � base dos teclados e uma aura teatral capaz de hipnotizar a plateia presente. J� neste in�cio fica claro que vale a pena prestar aten��o na performance deste que foi o grupo progressivo mais popular nos anos oitenta.

A forma��o do grupo neste show � a mesma de sua funda��o: Derek Dick nos vocais, o Fish, Mark Kelly - teclados, Steve Rothery - guitarras, Peter Trewavas - baixo e Michael Pointer na bateria. Agrad�vel ouvir o show de teclados na introdu��o de 'Garden Party' e a interpreta��o sempre pungente de Fish, muito bem entrosado com os f�s, chegando a ponto de oferecer uma bebida para um felizardo. Na sequencia, uma das melhores m�sicas do grupo toma corpo, a m�gica 'The Web', em que Fish, sempre em primeiro plano arrasa no seu destempero minimalista. Esta vers�o ainda consegue superar a de est�dio, mesmo com toda fidelidade e semelhan�a entre ambas, mas ao vivo os teclados de Kelly ficaram �timos, sem contar que temos uma das mais belas melodias desenvolvidas pelo tecladista em toda fase inicial da banda. Rothery, que vinha com uma performance pra l� de discreta, tamb�m da o ar da gra�a com aquele solo maravilhoso, momento em que Fish aproveita para exercer seu apelo dram�tico despeda�ando uma planta, num aspecto de tristeza profunda. Considero 'The Web' como a m�sica que estabeleceu as bases de um movimento que come�ou de forma embrion�ria no fim dos anos setenta e tomou vulto ap�s o estouro de vendas do Marillion, refiro-me ao t�o contestado e adorado neoprog.

O destaque da bela 'Chelsea Monday' vai para os solos do genial Steve Rothery, uma vez que os teclados funcionam apenas como base, deixando o primeiro plano instrumental para o guitarrista que comanda toda a m�sica. Dif�cil nesta etapa do show n�o tra�ar um paralelo com a configura��o de palco do grupo e o Genesis, pois coincidentemente os integrantes do Marillion tamb�m atuam de forma extremamente discreta, nunca ficam em primeiro plano e pouco se movimentam no palco, as execu��es at� nos momentos de maior arroubo s�o contidas, permitindo a Fish explanar toda sua dramaticidade e gestual no palco de forma soberana, al�m de centralizar a comunica��o com o p�blico. Bons temos os idos dos anos oitenta, onde as gravadoras investiam pesado em grupos iniciantes, pois nesta �poca o Marillion n�o passava de um iniciante, mas impressiona em 'He Knows You Know, como o p�blico presente j� cantava toda a letra junto com Fish, algo inimagin�vel nos dias atuais, para um �lbum lan�ado oficialmente no ano anterior. O fato � que naquela �poca, muito antes do lan�amento oficial as r�dios j� executavam potenciais hits dos grupos e assim j� criava uma percep��o e apre�o nos consumidores, deixando o campo aberto para a consolida��o em vendas na ocasi�o do lan�amento oficial do disco.

Um dos momentos apote�ticos do show surge na execu��o da antibelicista 'Forgotten Sons', em que Fish descarrega toda sua arrelia contra aqueles que impugnam crian�as para guerras infrut�feras e violentas. Michael Pointer faz grande papel na execu��o da bateria, harmonizando em completa perfei��o com o gestual de Fish, que utiliza o pedestal do microfone como encena��o de uma arma. Ap�s o �xtase deste n�mero, 'Market Share Heroes' levanta de vez o p�blico londrino e coloca fogo no show com todos em del�rio e cantando em un�ssono com Fish num movimento maravilhoso.

O evento encerra-se com 'Grendel', n�o cabem muitas palavras aqui, at� porque a impress�o que paira no ar � o devaneio de que a criatura, por um instante, supera o criador! Fish e Rothery est�o simplesmente magn�ficos. Este n�mero, sem d�vidas, est� na galeria dos melhores momentos deste g�nero t�o �mpar que � o rock progressivo. Para levantar da poltrona e aplaudir de p�! A admira��o e encanto do p�blico durante a execu��o da m�sica comprova a excel�ncia e performance da banda.

Nos cr�ditos finais aparece um agradecimento especial ao Peter Hammil, por�m n�o informa o motivo, al�m do registro de que esta foi a �ltima exibi��o de Mick Pointer com o grupo. O dvd traz alguns b�nus, com trechos da apresenta��o no Marquee em 1982. A curiosidade fica por conta do surgimento de algumas pessoas na plateia que tamb�m estavam presentes no show do Hamersmith Odeon, fazendo jus � m�xima daquilo que � bom, vale a pena repetir. Pra fechar, um breve mon�logo em que Fish contextualiza estas primeiras apresenta��es do grupo, deixando claro que o recebimento acalorado por parte do p�blico, j� possibilitava vislumbrar a grande jornada que este grupo iria cumprir no cen�rio musical dos anos oitenta.